FATACIL maior e com mais espetáculos
É já entre 18 e 27 de agosto que decorre a 42ª edição da Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL), que apresenta em 2023 uma área maior, com mais nove mil metros quadrados. O objetivo é repetir o máximo de visitantes registado em 2022, edição em que atingiu os 210 mil.
Nesse sentido, a organização, a cargo da Câmara Municipal de Lagoa, garante a presença de “800 expositores, dezenas de músicos, dezenas de espetáculos musicais, centenas de pontos de interesse e a maior ‘Fun Zone’ de sempre”, acrescentando que espera, em média, “mais de 20 mil visitantes por dia”.
O cartaz musical é um dos pontos fortes deste certame que conta logo com um concerto de Richie Campbell no primeiro dia, a 18 de agosto. Segue-se, a 19, Diogo Piçarra, naquela que promete ser uma das noites mais concorridas, com mais de 25 mil pessoas no recinto.
Badoxa (20), Toy (21), Quim Barreiros (22), Chico da Tina (23), Miguel Araújo (24), Os Quatro e Meia (25) e Bárbara Tinoco (26) são outros dos espetáculos que os visitantes poderão assistir. A fechar a feira deste ano, a 28 de agosto, a fadista Mariza sobe ao palco com a Orquestra do Algarve, naquela que promete também ser uma noite com o recinto a ‘rebentar pelas costuras’.
Além destes músicos de cariz nacional, o evento conta com um segundo palco, onde predominará a atuação de artistas e grupos locais e regionais, mostrando um pouco da cultura e das tradições do Algarve. As atuações dos Giletes D`Aço a 21 de agosto (20h30), dos Grupos de Cantares Fonte Nova e do Parchal (dia 26) e de Luana Velasquez (27) são alguns exemplos disso, num cartaz que conta com duas atuações diárias.
As novidades
São várias as novidades que a edição deste ano apresenta. O Palco Lagoa, na zona da restauração, terá maior dimensão e mais diversidade cultural. O ‘Espaço Lounge’, dos Vinhos do Algarve, será ampliado e terá uma maior comodidade para receber melhor os visitantes.
Os concertos do palco FATACIL (o principal) serão pela primeira vez transmitidos na zona da restauração, para que quem está nessa área possa assistir aos espetáculos musicais.
O espaço ‘Amar a Terra’, onde é feita a promoção de produtos da serra, barrocal e litoral do Algarve, terá também uma maior dimensão e contará com mais atividades. A ‘Fun Zone’ foi ampliada, assegurando mais diversão a crianças e adolescentes.
Outra das novidades é a recuperação da utilização de copos reutilizáveis, sob o tema ‘Mais vale o mesmo copo na mão do que uma dúzia no chão’, bem como a realização de uma parada diária na abertura da feira.
“Esta será a maior e melhor edição de sempre da FATACIL. Num ano em que Lagoa comemora os 250 anos da criação do concelho”, afirma Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal.
A tradição
Com mais de 800 expositores, a música junta-se ao artesanato, a gastronomia e vinhos, o turismo, a agropecuária, o comércio e a indústria, numa oferta pensada para adultos, jovens e crianças, que este ano terão direito ao o desfile ‘Animais à solta’, que terminará no palco Lagoa.
O artesanato contará com a presença de artesãos de diferentes zonas do país a trabalhar ao vivo e a mostrar a sua arte, mantendo acesa uma das vertentes com mais tradição na feira.
Segundo a Câmara Municipal, a “a área ocupada pela FATACIL será a maior de sempre, com 80 mil metros quadrados”, num evento “cada vez maior, mais dinâmico e diversificado, com a ambição de fazer melhor e a probabilidade de vir a estabelecer novos recordes de bilheteira”.
Mais equestre
Um setor que vem ganhando mais peso no certame é o equestre. Apostando nos últimos anos em programas de maior qualidade e mais diversificados, a atratividade dos espetáculos tem sido maior, com cavaleiros de todo o país e alguns internacionais. A organização estima que, em média, passem pelas bancadas do picadeiro cerca de três mil pessoas por noite.
Os políticos
Em pleno mês de férias, são muitos os políticos que escolheram o Algarve para passar férias. Por isso, é provável que ao longo do evento alguns visitem a feira e deem um ar da sua graça.
Para o dia da inauguração, a 18 de agosto, é esperada a vinda de um responsável do Governo, um ministro ou secretário de Estado, além de um conjunto de autarcas e líderes de entidades públicas do da região.
As entradas
Os bilhetes de acesso à FATACIL custam cinco euros, o bilhete diário familiar tem um custo de 16€ e o passe para os 10 dias tem um valor de 30€. As crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam entrada, mediante apresentação do cartão de cidadão.
Os bilhetes poderão ser comprados através da bilheteira online, nos CTT, Fnac, Worten, Centro Cultural Convento de São José, Balcão Único Municipal e no recinto da feira, nas bilheteiras locais que estarão abertas durante os dias da feira.
Cartaz Musical
18 de AGOSTO | Richie Campbell
19 de AGOSTO | Diogo Piçarra
20 de AGOSTO | Badoxa
21 de AGOSTO | Toy
22 de AGOSTO | Quim Barreiros
23 de AGOSTO | Chico da Tina
24 de AGOSTO | Miguel Araújo
25 de AGOSTO | Os Quatro e Meia
26 de AGOSTO | Bárbara Tinoco
27 de AGOSTO | Mariza com Orquestra do Algarve