Portimão avança com Programa de Promoção de Competências pré-leitoras para crianças
O Programa de Promoção de Competências Pré-leitoras, que envolve os cinco Agrupamentos de Escolas de Portimão, em contexto de educação pré-escolar, arranca este mês.
A medida parte de parceria estabelecida entre o município e o Serviço de Psicologia do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve (UAlg).
“Numa primeira fase, teve lugar uma ação de formação de curta duração, intitulada ‘Metodologias e ferramentas de promoção de competências pré-leitoras, em contexto de educação pré-escolar’, na qual participaram agentes educativos, que integram as equipas multidisciplinares indicadas por cada Agrupamento de Escolas para ficarem associado ao programa”, descreve a autarquia.
Na etapa seguinte, as equipas multidisciplinares contribuíram para o desenvolvimento deste programa, assegurado por uma equipa da UAlg, estando previsto que o Programa comece agora a ser implementado e envolva um grupo mais restrito de crianças do pré-escolar com cinco anos, no sentido de possibilitar uma avaliação prática do projeto e a inclusão de eventuais ajustes.
A ferramenta, considerada de extrema importância para a preparação da aquisição da leitura e da escrita, será alargada no ano letivo 2024/25 a todas as crianças da faixa etária contemplada que frequentem os Agrupamentos do concelho, com o objetivo de promover um maior sucesso escolar.
Isto porque, as entidades consideram que “a aprendizagem da leitura e da escrita é crucial para o desenvolvimento cognitivo e condiciona toda a aprendizagem, afetando não só o percurso escolar como a aquisição do conhecimento ao longo da vida”.
Citam, por isso, o relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, publicado em 2023, que analisa e compara o desempenho dos alunos dos 81 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico em várias áreas, incluindo a leitura. “Os alunos portugueses obtiveram resultados semelhantes à média em termos de leitura, muito embora estes resultados sejam inferiores aos registados em 2018, com uma descida de 15 pontos”, justifica a autarquia.
Os resultados demonstram ainda que, no âmbito nacional, o Algarve é uma das regiões que apresenta resultados médios mais baixos a nível da leitura, o que torna mais oportuna a implementação deste programa nos Agrupamentos portimonenses.