Dias de Percussão regressam a Portimão
Os Dias de Percussão (DPP’24) voltam a ser promovidos em Portimão, entre 9 e 12 de fevereiro, apresentando uma programação diversificada, que se estende da música contemporânea e clássica ao jazz.
Esta é uma iniciativa que entra este ano na terceira edição e que é organizada por ‘O Corvo e a Raposa Associação Cultural’. O evento tem como objetivo promover esta expressão musical como linguagem artística universal de união e diálogo.
Inserida nas comemorações dos 50 Anos da Democracia e sob direção artística de Vasco Ramalho e Daniela Tomaz, neste evento participam artistas de renome nacional e internacional, como Taranum Ensemble, do ‘Afghanistan National Institute of Music Portugal’, Maryam Hatef, Vasco Ramalho, Aldovino Munguambe, André Dez, Marisa Paulo, Tiago Manuel Soares e Andrés ‘Pancho’ Tarabbia.
Tal como noutras edições, os artistas entrarão em diálogo com a comunidade portimonense e com vários artistas residentes no Algarve.
São exemplo os alunos do Curso Integrado de Música e do Curso Profissional de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta, os jovens do Grupo de Percussão Contemporânea, que estrearão a encomenda musical feita pela organização ao compositor Filipe Fernandes, e o ensemble de música de câmara ‘Algarve Camerata’, sob direção do maestro João Rocha.
No programa destacam-se a realização de uma ‘jam session’ e três concertos, cujo repertório estará ligado à percussão erudita, com peças de música clássica, tradicional portuguesa e do mundo. Haverá ainda dois desfiles em espaço público pelos ‘Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho’ e pelas ‘Batucadeiras Esperança e Paz’, além de cinco oficinas dirigidas ao público infantojuvenil.
Esta edição desenrola-se em diversos equipamentos culturais da cidade, como o Teatro Municipal de Portimão, o auditório do Museu, a Casa Manuel Teixeira Gomes, a antiga lota e a sede da Sociedade Vencedora Portimonense, não sendo esquecidos locais ao ar livre como o centro histórico, a zona ribeirinha, a área exterior do Museu e o centro de Alvor.
O projeto é apoiado pela Direção-Geral das Artes, tendo como parceira estratégica a Câmara Municipal de Portimão, e os apoios do Agrupamento de Escolas da Bemposta, das Juntas de Freguesias de Portimão e Alvor, a Antena2, a Rádio Portimão e o jornal Barlavento.
Os bilhetes estão à venda online (portimao.bol.pt), na bilheteira do Teatro e no Museu.
A programação completa dos Dias de Percussão 2024 pode ser consultada online (www.dpportimao.pt).