Intervenção artística no piso da Rota Acessível de Portimão
A Rota Acessível de Portimão vai ter o piso requalificado e embelezado de forma artística. Por esse motivo, Município de Portimão celebrou um protocolo de colaboração com a associação cultural P.O.I.S! – Palco das Ondas Invisíveis Studio, no valor de cerca de 111 mil euros.
A verba será disponibilizada de forma faseada e ao longo da intervenção artística, que, refere a autarquia, visa “alegrar o centro histórico da cidade, tornando-o mais atrativo para residentes, comerciantes e turistas”.
A próxima reabilitação visual abrange 12 troços, 11 dos quais recorrendo preferencialmente a artistas locais através de candidaturas em formato ‘open call’/concurso de ideias, que já estão a decorrer, terá a duração de cerca de nove meses e vai dar continuidade à pintura dos 150 metros da Rota Acessível que servem a Rua Direita, realizada em junho passado.
A primeira intervenção teve como lema “Juntos, vamos tornar Portimão a cidade mais fixe do mundo!” e nasceu da visão coletiva de arquitetos, artistas, comerciantes e jovens portimonenses e esteve a cargo da francesa Charlotte Mohns, conhecida no meio artístico por Caïros, e que nesta segunda fase será responsável pelo 12.º troço previsto, adianta a câmara..
Inaugurada em 2010, a Rota Acessível de Portimão foi pioneira a nível nacional e uma das primeiras na Europa, resultando da aposta municipal ao nível da inclusão social, com a eliminação das barreiras arquitetónicas existentes no centro administrativo da cidade.
Com um percurso contínuo superior a cinco quilómetros, desobstruído e devidamente sinalizado, a rota envolveu na ocasião um investimento autárquico de cerca de 300 mil euros, permitindo aos frequentadores chegar facilmente aos pontos principais de Portimão (serviços públicos, pontos turísticos e zona comercial), com a ajuda de sinalética apropriada.