‘EasyPark’ já permite pagar estacionamento em Portimão
O concelho de Portimão é um dos municípios que passou agora a integrar o ecossistema ‘EasyPark’, sendo possível aos utilizadores desta aplicação pagar e gerir o estacionamento da sua viatura.
Assim, os condutores podem iniciar, parar ou prolongar o tempo de parqueamento do veículo, sendo apenas necessário o acesso a um telemóvel ou ao computador de bordo na viatura.
Além da ‘app EasyPark’, os utilizadores continuam a ter disponíveis os habituais parquímetros, bem como outras aplicações disponibilizadas para sistemas Android e iOS, como é exemplo a Via Verde, o ‘iParque’ ou ‘Telpark’, para efetuar o pagamento do estacionamento em Portimão.
No caso da ‘EasyPark’, a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) sublinha que esta aplicação de gestão de estacionamento é a que tem maior “cobertura do mundo”, sendo usada por muitos utilizadores, todos os dias, no país onde residem, mas também por aqueles que “viajam com regularidade”. A aplicação, que pode ser descarregada online através do Google Play, para sistemas Android, e da Apple Store, para sistemas desta marca, pode ser usada em mais de quatro mil cidades de 20 países.
Residentes com benefícios
Segundo a EMARP, os residentes em Portimão podem ter acesso a uma hora de estacionamento gratuito. “De acordo com o Regulamento das Zonas de Estacionamento controlado em Portimão, todos os residentes que tenham o domicílio fiscal no município podem usufruir de 60 minutos diários grátis, entre as 00h00 e as 24h00, condicionados à disponibilidade de lugares”, aplicando-se apenas a particulares.
Os minutos atribuídos, caso não sejam utilizados, caducam ao final de cada dia, não sendo acumuláveis. Por sua vez, após a utilização do total diário, é aplicado o valor da tarifa relativa à artéria onde o veículo se encontra estacionado.
“Serão considerados apenas os veículos que os residentes sejam proprietários, locatários ou adquirentes com reserva de propriedade e cuja morada constante do título de propriedade coincida com o domicílio fiscal do residente”, destaca ainda a EMARP.
“A qualidade de residente é atribuída pelo período máximo de um ano, sem prejuízo da cessação imediata sempre que se alterem os pressupostos que determinaram a atribuição”, alerta.
Os interessados em solicitar este benefício, devem utilizar a aplicação ‘iParque Mobile’, onde deverão carregar as matrículas das viaturas, e registar-se no balcão da Portipark, na Rua José António Marques, ou através do formulário online (potipark.pt). É necessário apresentar cópia da certidão de domicílio fiscal e do documento único automóvel.
Os residentes podem solicitar um ‘Cartão de Residente’ que permite estacionar nas ruas da zona de residência, de forma gratuita, sem limite de tempo.