Lagoa reduz o consumo de água em 22%
O Município de Lagoa registou um redução de 22% no consumo de água, entre 1 e 17 de março, em comparação com igual período de 2023.
Segundo a câmara, em valores reais, o volume de água adquirido à empresa Águas do Algarve (ADA) para abastecimento público em março de 2023 foi de 224.894 metros cúbicos e, em março 2024, foi de 176.091 metros cúbicos.
“A informação foi confirmada pela entidade gestora do sistema em alta, a ADA, no âmbito do Grupo de Trabalho III – Abastecimento Público, criado para fazer face à situação de alerta na região do Algarve por motivo de seca”, frisa a autarquia. E acrescenta que “esta é a maior percentagem de redução alcançada desde que foram impostas as medidas no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro”.
A autarquia garante que, para além das medidas impostas pelo Governo, já vinha a tomar medidas, desde janeiro de 2023, em diversas áreas, como na “rega dos espaços verdes municipais, na manutenção dos edifícios municipais e fontes decorativas, limpeza urbana, parque de máquinas e cedência de viaturas, mercados municipais, nas praias, no setor das águas e saneamento e em campanhas de sensibilização realizadas junto da população”.
A Câmara de Lagoa adianta ainda que estão em curso no concelho “investimentos e medidas estruturantes para tornar mais eficiente a gestão dos recursos hídricos e energéticos, sobretudo ao nível da renovação da rede de abastecimento e da instalação de equipamentos para controlo da pressão e das fugas de água”.