Exposição “A Arte de Nadar” nas Piscinas de Silves
A exposição “A Arte de Nadar”, composta por 25 painéis, esta patente, até 16 de junho, no complexo das Piscinas Municipais de Silves. A iniciativa assinala o 21º aniversário daquele equipamento, sendo dinamizada pela câmara.
A exposição itinerante que integra o projeto “Museu Fora de Portas”, promovido pelo Instituto Português do desporto e Juventude (IPDJ) através do Museu Nacional do Desporto (MND), retrata, em traços largos, a evolução das técnicas de nadar desde o século XIX até à atualidade.
Segundo explica a autarquia, a mostra está dividida em quatro núcleos distintos e dá a conhecer a importância e diferentes utilidades da natação ao longo dos tempos, demonstrando que “nadar não é inato nos seres humanos e requer técnica e arte para uma deslocação na água segura, eficiente e veloz”.
Com passagem por épocas diferentes, pode observar-se o progresso na utilização do ato de nadar que inicialmente, apenas, se debruçava sobre o efeito regenerativo da água, seguindo-se o ensinamento de técnicas de flutuar como forma de garantir a segurança e reduzir o perigo de afogamento e, por fim, no século XIX, a sua aplicação passou a ser recreativa e de competição desportiva.
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 7h00 e as 21h00 e sábado entre as 8h00 e as 14h00.