Raquel Tavares atua em Portimão no aniversário da freguesia
O concerto da artista Raquel Tavares, no dia 13 de julho, a partir das 22h00, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Portimão, é um dos eventos que marca a programação da época alta no centro da cidade.
“Vai ser o grande espetáculo de verão e no qual vamos comemorar o nosso aniversário. A Raquel Tavares é uma artista que tem tudo a ver com o que é esta freguesia. Dá valor ao que são as tradições e a cultura”, afirma ao Portimão Jornal Maria da Luz Santana, presidente da Freguesia local.
Este é um espetáculo que promete encher a Alameda, mas haverá mais iniciativas que a autarquia tem previstas para os próximos meses em diversos pontos da freguesia.
Ainda no final do próximo mês terá lugar o Festival da Canção Chaminé d’Ouro, também na Alameda. Será no dia 27, a partir das 21h30, que a Praça da República se encherá para a 38ª edição desta iniciativa, cumprindo uma longa tradição da cidade. É um palco onde têm atuado pequenos cantores de todo o país e um local onde têm surgido novos talentos.
Uma das grandes apostas da presidente Maria da Luz Santana tem sido dinamizar a nova sede da autarquia, utilizando, para isso, o pátio exterior daquele edifício. Assim, continua a ter lugar o Entre Artes, sempre ao primeiro sábado de cada mês e ao final da tarde. Este é um evento que promove a cultura, a música e a sua história, a pintura, a enologia e a viticultura locais.
Em agosto, no dia 24, às 21h00, volta a ser realizada a homenagem ao músico João César, com o Festival de Acordeão a realizar-se em plena Alameda. É a décima edição do evento que já é reconhecido a nível regional.
Já na baixa da cidade, a zona ribeirinha será animada nas noites de verão pela ‘Música no Coreto’. “Será todas as sextas-feiras, em julho e agosto, exceto durante a semana em que decorre o Festival da Sardinha, por isso é provável que se estenda até setembro”, adianta ao Portimão Jornal Maria da Luz Santana.
Por sua vez, junto à Capitania, está patente a exposição ‘O Legado de um Cravo’, até dia 23 de junho. A mostra evoca os 50 anos de Abril.
A Junta de Freguesia está ainda a promover as ‘Tardes Dançantes’, em diversas associações locais. É o caso do Clube Recreativo Chão das Donas, no dia 26, às 14h30, ou do Centro de Convívio da Pedra Mourinha, no dia seguinte, no mesmo horário.