Jovem irlandês foi salvo devido a desfibrilhador externo em Albufeira
O Programa de Desfibrilhação Automática Externa do Município de Albufeira – DAE, no âmbito do projeto intitulado “Albufeira + Segura”, foi fundamental, na madrugada de 15 de julho, segunda-feira, para o salvamento da vida de um jovem irlandês.
Segundo revela a Câmara de Albufeira, o estrangeiro, de 27 anos, “sentiu-se mal na Rotunda da Oura, na interseção da Avenida Sá Carneiro com a Rua José Fontana”, onde existe “uma cabine DAE que foi acionada pelos amigos da vítima”.
De seguida, explica a autarquia, “chegou a equipa de Emergência Pré-Hospitalar dos bombeiros”. Estes operacionais “tomaram conta da ocorrência, reanimaram a vítima e conseguiram reverter a situação”. A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM também esteve no local.
A vítima foi depois transportada para “o Hospital de Faro, consciente, com todos os cuidados de emergência necessários, o que, de acordo com a informação disponível, resultou no sucesso da operação e no salvamento de mais uma vida”.
José Carlos Rolo, presidente da câmara, destaca “a importância do programa num concelho que durante a época alta do turismo chega a atingir 500 mil pessoas, entre residentes, turistas e visitantes”.
A edilidade refere que Albufeira foi o primeiro município do Algarve a implementar um programa de Desfibrilhação Automática Externa de natureza comunitária – um sistema certificado pelo INEM que permite salvar vidas em caso de paragem cardiorrespiratória.