Obras em ETAR para reutilização de águas residuais na rega de campos de golfe
A Águas do Algarve (AdA) tem em curso obras na ETAR da Boavista, no concelho de Lagoa, com o objetivo da reutilização da água para a rega de campos de golfe. O investimento ultrapassa um milhão de euros, integrando o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“O presente projeto visa munir a ETAR da Boavista de infraestruturas de tratamento, elevação e adução de água para reutilização”, refere a empresa. Os trabalhos deverão ser concluídos ainda este ano.
Ao promover a reutilização de água tratada para a rega de campos de golfe, a Águas do Algarve diz que está a dar “um passo importante na mitigação dos efeitos da escassez de água, ao mesmo tempo que contribui para a redução do consumo de água potável”. E assegura que o processo envolve “tecnologias avançadas de tratamento, garantindo que a água reutilizada atenda aos mais altos padrões de qualidade, sem risco para a saúde ou o ambiente”.
No caso da ETAR da Boavista, será construída uma fase de “tratamento adicional” que permite “a desinfeção das águas residuais” e será executada “uma estação elevatória para águas residuais tratadas”, que permitirá a adução das águas para reutilização “ao ponto de entrega”.
“Tendo com principal objetivo possibilitar uma gestão integrada de recursos hídricos, em zonas consideradas de escassez, permitirá substituir a utilização anual de cerca de 0.5 milhões de metros cúbicos de água superficial ou subterrânea por água tratada reutilizável, assegurando um maior equilíbrio entre a procura e a disponibilidade do recurso hídrico, oferecendo uma resposta às crescentes pressões provocadas pelas alterações climáticas”, adianta a AdA.