500 mil árvores para reflorestar a Serra de Monchique
O projeto Renature Monchique é relançado este mês, entrando no seu sexto ano de ação. O objetivo é dar continuidade à reflorestação da Serra de Monchique após o incêndio de 2018 – que foi o maior na Europa naquele ano e consumiu quase 28 mil hectares de floresta.
O projeto foi iniciado em 2019 pelo GEOTA (Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente), com o apoio da Ryanair,
A ação de relançamento ocorreu na passada quinta-feira, 7 de novembro, com a apresentação dos resultados obtidos e dos objetivos estabelecidos durante a nova época de plantação. “O objetivo principal é ambicioso: chegar a 500 mil árvores plantadas até fevereiro de 2025”, refere o GEOTA.
“Este projeto nasceu da necessidade urgente de restaurar áreas devastadas, apoiar a comunidade local na recuperação da destruição causada pelos incêndios e mitigar os impactos futuros das alterações climáticas. Até agora, conseguimos plantar mais de 383 mil árvores e apoiar 67 proprietários e suas famílias. Ao plantar mais 125 mil árvores e a apoiar mais 10 proprietários estamos a realizar um esforço conjunto e contínuo para devolver à Serra de Monchique a sua vitalidade ecológica e social”, afirma Américo Ferreira da comissão executiva do GEOTA.
“Estamos orgulhosos de apoiar o projeto Renature Monchique, que está a dar passos significativos para restaurar a Serra de Monchique. Esta iniciativa não só ajuda a recuperar uma paisagem única e vulnerável, como também fortalece a resiliência da comunidade perante desafios ambientais futuros. Ao investir na reflorestação, esperamos causar um impacto positivo e duradouro em Portugal”, realça, por seu turno, Thomas Fowler, diretor de sustentabilidade da Ryanair-
Com o objectivo de mudar a paisagem com espécies mais resilientes ao fogo estão a ser plantados carvalhos, sobreiros, medronheiros, castanheiros e outras espécies emblemáticas como o carvalho-de-monchique, que ocorre apenas na Serra de Monchique e na bacia do rio Mira e que se encontra Criticamente em Perigo segundo a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental.
O projeto é coordenado pelo GEOTA com o apoio da Ryanair, que já contribuiu com 1 milhão e quatrocentos mil euros e agora reforça a parceria com mais 400 mil euros, destinados integralmente à reflorestação da Serra de Monchique.
André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve, considera que “o projeto Renature Monchique é uma iniciativa exemplar na recuperação e preservação da serra de Monchique, consolidando o Algarve como destino de Turismo de Natureza.
Paulo Alves, presidente do Município de Monchique, diz que “o projeto Renature Monchique promove a recuperação ecológica das áreas afetadas pelo incêndio de 2018, incentivando a recuperação do seu potencial produtivo sem esquecer a necessidade de incentivar a conservação das espécies autóctones tão caraterísticas da Serra de Monchique, e que tão bem representam a sua riqueza ambiental e singularidade regional”.
Por outro lado, o diretor regional adjunto do Algarve (ICNF), António Miranda, salienta que “o ICNF reconhece a importância do projeto Renature Monchique para fortalecer a biodiversidade e a capacidade de recuperação da serra de Monchique, promovendo um ambiente mais sustentável e equilibrado”.
O projeto Renature Monchique resulta de uma parceria entre o GEOTA, a Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Monchique.