2000 painéis fotovoltaicos instalados no Autódromo Internacional do Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve, no concelho de Portimão, inaugurou a sua Comunidade de Energia Renovável (CER), passando a dispor de 2000 painéis fotovoltaicos e uma capacidade de produção de energia de 1 Megawatt.

A cerimónia de inauguração teve lugar esta terça-feira, dia 26 de novembro, sendo este um projeto conjunto entre o Autódromo Internacional do Algarve e a SES Energia.

“Esta capacidade permite abastecer não apenas o circuito, mas igualmente o hotel, os apartamentos, o Kartódromo e o Celerator, o pólo tecnológico que será em breve inaugurado. É mais um passo rumo a uma sustentabilidade defendida desde a inauguração do circuito em 2008 e que nos torna ainda mais referência neste sector, pois esta é a primeira CER a nível mundial criada por um circuito”, afirmou Jaime Costa, administrador da Parkalgar,.

Por seu turno, Paulo Silva, administrador da SES Energi, referiu que “esta CER é muito especial para nós pois é a primeira criada tendo como ‘núcleo’ um circuito, o que mostra que o desporto motorizado pode ser igualmente sustentável do ponto de vista energético”. E acrescentou que “os painéis agora instalados concluem a criação da CER e surgem depois dos painéis colocados sobre o Media Centre e Centro Médico, aquando da prova do mundial de MotoGP neste ano de 2024”.

A cerimónia contou igualmente com Álvaro Bila, presidente da Câmara de Portimão, que destacou “a visão do Paulo Pinheiro que desde o primeiro momento sempre procurou que o Autódromo Internacional do Algarve fosse o mais ‘limpo’ possível e uma referência mundial, o que está aqui mais uma vez a ser reforçado”.

Rui Freitas, o secretário de Estado Adjunto da Presidência, revelou que “esta CER é uma das muitas que estão a nascer em Portugal, cerca de duas centenas, e é uma referência não só por aliar a neutralidade carbónica ao desporto motorizado, mas igualmente por mostrar aquilo que podem ser as CER”.

No decorrer da cerimónia, antes do habitual momento do ‘corte da fita’, Pedro Severino, da APCER, entregou a Jaime Costa o diploma da certificação ISO 20121 a que o Autódromo Internacional do Algarve se candidatou em 2024. Esta certificação confirma as boas práticas ambientais seguidas pelo circuito, depois de terem sido analisadas e observadas ao longo de todo o ano, nomeadamente aquando das provas do campeonato do Mundo de MotoGP e de Superbike e também do European Le Mans Series.

Resultante de um investimento totalmente privado que rondou o milhão de euros, esta CER é mais um passo dado pelo Autódromo Internacional do Algarve rumo à neutralidade carbónica e junta-se a muitas outras acções já praticadas pelo circuito, segundo é garantido em nota da imprensa.

You may also like...

Deixe um comentário