Jorge Carmo: “As Ferreiras são hoje uma freguesia mais dinâmica”

A completar o segundo mandato à frente da Freguesia de Ferreiras, Jorge Carmo, 57 anos, deverá voltar a candidatar-se como independente com o apoio do PS. Nesta entrevista, fala com orgulho do trabalho realizado e aponta o que ainda espera concretizar.

As Ferreiras têm ganho uma maior visibilidade nos últimos anos com a realização de vários eventos. Esse era um dos seus objetivos quando assumiu a liderança da Freguesia?
Sim, quando aqui cheguei a intenção era aumentar a visibilidade de Ferreiras e através da realização de eventos e iniciativas conseguimos atrair mais pessoas de fora e mostrar as coisas boas que a nossa freguesia tem para oferecer. Desta forma, conseguimos promover o desenvolvimento local, fortalecer o espírito comunitário entre os residentes. É indiscutível que as Ferreiras são hoje uma freguesia mais dinâmica e viva do que era quando cá chegámos, em 2017.

O que mudou com a sua chegada à Junta de Freguesia?
Acho que houve uma mudança significativa em diversos aspetos. Uma das principais foi o aumento do apoio às escolas do 1º ciclo e jardins de infância, com a implementação de novos projetos e iniciativas para melhorar a qualidade do ensino. Além disso, houve melhorias na rede viária, no comércio local, nas infraestruturas desportivas e na limpeza das sarjetas.
Outra grande mudança foi a maior proximidade da Junta de Freguesia com os cidadãos, estando mais presente e atenta às necessidades da comunidade.

Essa era também uma preocupação sua?
Sim, por isso trabalhamos muito na área social, organizando passeios, oferecendo atividades como ginástica para adultos e reiki, e disponibilizando explicações para crianças com carências financeiras. Sinto que com a minha chegada à Junta de Freguesia houve uma transformação significativa em diversos aspetos, com um foco especial na melhoria da qualidade de vida dos habitantes da freguesia e uma maior proximidade com a comunidade. Acho que a população sente isso.

Como se define enquanto autarca?
Defino-me como um representante político local que está comprometido em trabalhar em prol do bem-estar da comunidade. Estou sempre presente, ouvindo as necessidades das pessoas e procurando soluções para os problemas que enfrentam. O meu principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo o desenvolvimento e o progresso da minha região. Em suma, ser autarca significa ser um líder ativo e envolvido, dedicado a servir e fazer a diferença na vida das pessoas que represento.

Quais foram as principais dificuldades que encontrou neste cargo?
A falta de pessoal administrativo e auxiliar, o que sobrecarregou a equipa e dificultou a realização das tarefas diárias. Além disso, os limites da freguesia não estavam corretos, o que implicou uma luta burocrática para os corrigir e regularizar. A escassez de verbas financeiras também se revelou um obstáculo significativo, limitando as nossas capacidades de intervenção e investimento em projetos importantes para a comunidade.

E as infraestruturas?
Também enfrentamos problemas com estradas degradadas, além de instalações inadequadas que comprometiam o desempenho das atividades locais. Por último, a minha condição de desconhecido na política local originou alguma resistência à mudança por parte de alguns setores da comunidade, o que exigiu um esforço adicional para conquistar a confiança e o apoio necessários para implementar melhorias efetivas.

Quais foram os principais projetos que concretizou?
A realização de várias obras de infraestrutura e revitalização na freguesia. Apesar de termos ainda vários projetos no papel aguardando financiamento, conseguimos concluir com sucesso algumas iniciativas importantes.

Quais destaca?
Está para breve a abertura do concurso da remodelação do mercado do peixe e da verdura, que visava melhorar as condições de trabalho dos comerciantes locais e potenciar a economia da região. Além disso, implementamos a construção de uma rotunda em homenagem ao canteiro, reconhecendo assim a importância da mão-de-obra local para o desenvolvimento da freguesia. Também conseguimos avançar com dois projetos de zonas de lazer em Fontainhas e outro em Monte Espinho, proporcionando mais espaços de convívio e recreação para a comunidade. Realizamos ainda a transformação de algumas veredas em caminhos acessíveis, melhorando assim a mobilidade e acessibilidade das pessoas na freguesia. Por fim, uma outra conquista significativa foi a remoção da metadona do centro do bairro social, contribuindo para uma melhoria do ambiente e segurança naquela área residencial.

Como explica o maior dinamismo económico atual da freguesia, com mais empresas e espaços comerciais?
Acredito que pode ser explicado em grande parte pelo trabalho empreendido por este executivo em prol da comunidade e das iniciativas tomadas para promover o desenvolvimento económico local. Através de parcerias com entidades públicas e privadas, fomentamos um ambiente favorável aos negócios e investimentos na freguesia. Implementamos medidas de apoio à instalação de empresas, facilitando assim o surgimento de novos empreendimentos e a diversificação da oferta empresarial. Além disso, promovemos a realização de feiras e eventos que atraem mais visitantes e potenciais clientes para os espaços comerciais locais, estimulando assim o comércio e a dinamização da economia. Investimos também em infraestruturas e melhorias urbanas que tornaram a freguesia mais atrativa para investidores e empreendedores.

O que ainda pretende fazer até final do mandato?
Pretendo melhorar as estradas locais, reivindicar que os impostos pagos pelos habitantes de Ferreiras sejam direcionados para a nossa freguesia e assegurar que a distribuição do correio seja feita de forma eficiente e regular, garantindo que todos os residentes recebam as suas correspondências no Cotovio. Iremos iniciar as obras de remodelação do mercado local e começar as obras de construção do parque de merendas das Fontainhas.

O que ainda falta à freguesia?
Existem várias necessidades na freguesia que ainda não foram supridas. Faltam diversas infraestruturas essenciais, como um pavilhão desportivo, salas de aulas para os alunos, um cemitério, uma sede para a junta, armazéns, posto da GNR, bombeiros, parques infantis e zonas de lazer, parques de estacionamento, rede de abastecimento de água em alguns pontos da freguesia, rede de esgotos, uma biblioteca, um auditório, uma galeria e um espaço para apoiar as pequenas empresas. É importante que estas necessidades sejam assumidas pelo município, que tem a competência para providenciar estas infraestruturas e serviços essenciais para o desenvolvimento e bem-estar dos moradores da freguesia. Cabe à população e às entidades competentes cobrarem e trabalharem em conjunto para que estas melhorias se concretizem.

Vai ser o candidato nas próximas eleições?
Sim, fui convidado a recandidatar-me à Junta de Freguesia de Ferreiras e devo aceitar, ainda que a decisão definitiva não esteja tomada, até porque houve, entretanto, um convite para um projeto mais ambicioso no concelho de Albufeira.

You may also like...

Deixe um comentário