Lagos ganha prémio de sustentabilidade ambiental
Lagos recebeu a Bandeira Verde ECO XXI 2024, um prémio que distingue o trabalho do município na área da sustentabilidade ambiental.
Segundo revela a câmara, Lagos conseguiu obter “o melhor resultados de sempre na candidatura ao Projeto ECO XXI 2024”, com uma pontuação final de 81,7%. E acrescenta que a sustentabilidade ambiental é uma “problemática urgente que tem sido uma das prioridades das estratégias da autarquia para uma proteção do ambiente e da população”, tratando-se do “prémio mais elevado no âmbito do sorteio realizado”.
Este ano, foram rececionadas 62 candidaturas por parte dos municípios, sendo Lagos um dos 18 municípios portugueses, que tem vindo a participar no ECO XXI desde o início deste programa, em 2006. A participação neste projeto é voluntária, cabendo a cada município a decisão da apresentação da candidatura. A nível do Algarve, candidataram-se os municípios de Albufeira, Tavira e Vila do Bispo, sendo Lagos o município algarvio a obter melhor pontuação.
Através da análise de 21 indicadores de sustentabilidade ambiental local, foi avaliada a prestação do município em várias áreas, valorizando as que apresentam uma melhor performance e identificando as que necessitam de melhoria, com vista à construção de um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade ambiental do município.
Lagos foi ainda premiado pela empresa MEO, com um prémio de sorteio, no valor de 3.693,60€, referente à oferta da instalação de uma estação de medição de qualidade ambiental (ar e ruído) e respetiva utilização gratuita por um ano.
O projeto ECOXXI é promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação que procura promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade.