Câmara de Albufeira oferece duas ambulâncias aos bombeiros

A Câmara de Albufeira ofereceu duas ambulâncias de socorro aos bombeiros locais, num  investimento de cerca de 137 mil euros. 

A entrega das viaturas à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (AHBVA) teve lugar no passado dia 11 de dezembro, no quartel da corporação.

 José Carlos Rolo, presidente da câmara, disse que “a entrega destas duas ambulâncias é de extrema importância para a renovação da frota da AHBVA, no sentido de que a prestação do socorro, à população e aos milhares de visitantes que escolhem Albufeira para passar as suas férias, se faça de forma célere e com o  máximo de segurança”.

O autarca acrescentou que também “em dezembro de 2023, o Município deliberou atribuir uma comparticipação financeira no montante de 63.995,97 € aos BVA, destinada à aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, com plataforma elevatória de acesso eletro-hidráulico”.

José Carlos Rolo  considerou “incontestável o trabalho da corporação junto da comunidade, nomeadamente no combate a incêndios, proteção civil, socorrismo,  transporte de doentes, socorro a náufragos e salvamento em falésias, pelo que é fundamental que os bombeiros disponham de todos os meios para que o possam  fazer com o máximo de condições de segurança e nós, autarquia, estamos aqui para os apoiar, dentro das nossas possibilidades, naturalmente”. 

A autarquia refere que, de acordo com informação disponibilizada pela direção da AHBVA, a corporação está a passar por um período muito conturbado, uma vez que a  Emergência de Saúde Pública absorve no momento mais de 80 por cento da operação dos BVA, devido ao contínuo aumento da atividade operacional nos meses de  verão.

Foi igualmente referido pela direção que durante a prestação de serviços de emergência e transporte de doentes, muitas vezes verificam-se avarias, consequência do  desgaste diário e da idade das ambulâncias. 

Atualmente os BVA contam com uma frota de 44 veículos, dos quais sete são ambulâncias dedicadas ao socorro e 10 ambulâncias dedicadas ao transporte de doentes;  pelo que havia a necessidade urgente de substituir duas ambulâncias de socorro. 

You may also like...

Deixe um comentário