Fortaleza de Santa Catarina em Portimão avança para obras

A Câmara Municipal de Portimão avança já esta semana com uma intervenção urgente na Fortaleza de Santa Catarina, um dos ícones da Praia da Rocha. O atual estado de degradação, visível a olho nu, já deixava antever uma situação deveras grave, tanto que a autarquia já tinha vedado o acesso a muitos dos patamares e pátios existentes.

No entanto, o levantamento das intervenções que são necessárias, no qual a autarquia já trabalha há algum tempo, não deixa margem para dúvidas. A empreitada é inadiável, porque coloca em risco muitas zonas do imóvel, devendo iniciar-se ainda esta semana todos os preparativos para o seu início.

Ao que o Portimão Jornal apurou junto de fonte da Câmara Municipal, este início de obra “não afetará a circulação e os acessos pedonais da Fortaleza de Santa Catarina, até setembro, que, aliás, já estavam vedados ao público, para garantir a segurança das pessoas”. No entanto, torna-se urgente esta empreitada, conforme justifica a mesma fonte, antes do inverno, que acentuará a degradação destes locais, tornando a situação ainda mais gravosa.

“Será uma empreitada cirúrgica, até setembro, no sentido de não afetar as zonas por onde circulam as pessoas, causando o mínimo de transtorno possível. Ainda assim é inadiável, pois é necessário garantir que as áreas mais degradadas não colapsam”, justifica ainda.

Só depois, em setembro, começará a intervenção de fundo em todo o edifício para que seja garantida a estabilidade das estruturas.

O imóvel passou para a tutela da autarquia com a transferência de competência da Administração dos Portos de Sines (APS) e do Algarve, em 2023. Face à situação da Fortaleza, a Câmara Municipal decidiu efetuar um estudo prévio de caracterização, no qual são agora assinaladas diversas fissuras e risco de queda de corrimãos, como aconteceu no inverno passado em alguns locais.

É sobretudo no patamar acima do pequeno supermercado e dos clubes que a degradação é mais visível e que se tem acentuado, podendo num futuro a curto prazo colocar em risco a segurança das pessoas.

Assim, toda essa zona será intervencionada no imediato, com o estaleiro de obras a ser instalado numa zona definida perto do estacionamento.

You may also like...

Deixe um comentário