Concerto solidário alerta para o flagelo da violência doméstica

O Teatro das Figuras volta a ser o palco de mais um concerto solidário da Associação Prometo Viver já a 3 de outubro. Desta vez, a associação mobiliza a comunidade em torno de uma causa urgente: a luta contra a violência doméstica, um flagelo que continua a afetar milhares de pessoas em Portugal.
Sob o mote ‘Cada ano, uma nova causa’, a iniciativa solidária de 2025 apoia a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), contribuindo para equipar casas abrigo e reforçar o trabalho essencial de proteção e acompanhamento das vítimas, mas não só. Este evento será também um grito de justiça e uma forma de dar voz ao silêncio de quem se sente amordaçado – vítimas destes cruéis crimes que ainda subsistem na comunidade.
O concerto iniciará com uma curta metragemidealizada por jovem grupo de realizadores ‘Ideias a ferver – a Incubadora’ e contará com a participação de artistas nacionais de referência como Diogo Piçarra, IRIS, Luís Trigacheiro, Jorge Serafim, Rita Red Shoes, Ana Bacalhau e Rita Baptista, que se juntam para dar voz a esta causa e sensibilizar a sociedade.
Os bilhetes estão à venda na plataforma BOL e no Teatro das Figuras. “Em poucas horas, mais de metade dos bilhetes já tinham sido vendidos, o que revela o envolvimento imediato da sociedade e a urgência de apoiar esta luta”, refere a direção da associação.
Um espetáculo que já entra na sua quinta edição e que a Associação Gonçalo Assunção – Prometo Viver, justifica com a persistência e empenho da organização e voluntários, mas também pela sensibilidade, generosidade e entrega dos artistas para com esta causa.
Por outro lado, também considera que a associação e o espetáculo já começam a ganhar espaço e reconhecimento pelo trabalho já realizado anteriormente e isso facilita a participação ‘pro-bono’ de mais artistas que se associam à ‘Prometo Viver’ que continua a ter a cultura como ferramenta fundamental para ajudar causas nobres relacionadas com a inclusão e a construção de uma sociedade mais unida, inclusiva e solidária.
Para a concretização deste espetáculo, a associação continua a contar com o apoio das Câmaras Municipais de Faro e São Brás de Alportel, do Turismo do Algarve, do Teatro das Figuras e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.





