Artes e caminhadas para todos em Barão de São João 

O ‘Barão de São João – Walk & Art Fest’ está a ultimar os detalhes para a próxima edição que se realiza entre 7 e 9 de novembro, num evento que alia as artes e as caminhadas, num programa pensado para toda a família. As inscrições abriram a 10 de outubro e podem ser feitas no site do festival (www.walkartfest.pt). 

Caminhadas, oficinas artísticas, atividades de descoberta da natureza, práticas de bem-estar e uma instalação artística nas ruas da aldeia de Barão de São João são as grandes apostas do festival, coorganizado pela Câmara Municipal de Lagos e pela associação Almargem.
Ao longo de três dias, os visitantes podem escolher um programa variado que inclui caminhadas e passeios temáticos, concertos, sessões de poesia, percursos de BTT, oficinas e atividades para crianças e famílias, ioga e outras práticas de bem-estar, workshops de cozinha vegan, de técnicas artísticas e de educação ambiental.

Entre as novidades deste ano, contam-se a atuação do Coro Primavera, na igreja de Barão de São João, uma noite de cinema, a oficina para crianças ‘Experiência da Pré-História’, o workshop de impressão botânica em papel e o workshop de crochet. Destaque ainda para uma exposição criada a partir do passeio fotográfico coletivo que decorreu na edição de 2024.

As caminhadas foram pensadas para diferentes níveis de esforço e interesses, contando com percursos curtos em ritmo suave, até caminhadas desportivas ou longas mais exigentes. Alguns dos passeios integram atividades de desenho, teatro, interpretação do mundo natural ou descoberta do património cultural e histórico da aldeia.

As atividades para crianças e famílias incluem passeios temáticos na mata, ‘peddy papers’, oficinas de comedouros para aves, workshops de reciclagem criativa, de desenho, pintura e stencil, entre outros.

A noite de sábado será animada pela atuação dos ‘Swing’n 125’, uma banda que apresenta sons da época de ouro do jazz e do swing. Todas as atividades são gratuitas, mas necessitam de inscrição através do site do festival.

Fogo é tema
O fogo foi o tema escolhido para a instalação artística coletiva que vai dar vida às ruas da aldeia, e que é, uma vez mais, criada para o evento. Esta resposta da comunidade aos incêndios que atingiram o perímetro florestal de Barão de São João prova a capacidade de resistir e de criar face à perda e à destruição de um património natural que, ao longo de décadas, foi cenário, lar e inspiração para todos quantos vivem neste território. A caminhada inaugural da instalação artística, no dia 7, será um momento importante de partilha, conduzido pelos artistas participantes.

O festival abre com uma conferência sobre o tema ‘Pedestrianismo: Preservação da natureza & segurança’. Entre outros, participarão Luís Mendes, investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), e Alberto Ayora, especialista em gestão de risco em atividades de ar livre e montanha. A conferência inclui ainda uma mesa redonda com representantes de várias instituições para debater os desafios do pedestrianismo no Algarve.

O festival pode também ser acompanhado através das contas nas redes sociais Instagram e Facebook: @walkartfest.

You may also like...

Deixe um comentário