Conferência XXI debate novos desafios na 10ª Mostra Silves Capital da Laranja

A edição de 2026 da Conferência XXI volta a dar voz aos agricultores e a reunir diversos especialistas das áreas dos recursos hídricos, ambiente e citricultura no dia 13 de fevereiro, a partir das 14h30, no auditório da Fissul, em Silves.
A iniciativa, que integra a 10ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, irá debater os novos desafios e temas atuais que preocupam citricultores e o sector. A sessão de abertura vai contar com a participação da presidente da Câmara Municipal de Silves Luísa Conduto Luís, seguindo-se as apresentações das temáticas ‘Água que Une’, ‘Resultados do Projeto Agro+Eficiente’, ‘Projeto Adutor de Rega do Funcho: Garantir Água, Garantir Futuro, da DGADR’ e ‘Mercosul e o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034 da Comissão Europeia’.
As apresentações ficam a cargo de nomes de referência nestas áreas como é o caso de José Pimenta Machado, da Agência Portuguesa do Ambiente, Amílcar Duarte, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UALG, Adriano Pereira da Silva e Catarina Tacão Vogal, da COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente, e o Miguel Viegas, da Universidade de Aveiro e ex-deputado do Parlamento Europeu e membro da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
O segundo momento da Conferência XXI será marcado pelo painel de debate, que vai juntar no palco, como moderador Pedro Valadas Monteiro, bem como José Pimenta Machado, Amílcar Duarte, Ilídio Mestre, da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves Lagoa e Portimão, Marcos Pozzan e José Paulo Monteiro, professores na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Ualg.





