Silves celebra Dia do Município com cultura, música e homenagem

A Câmara Municipal de Silves prepara-se para assinalar o Dia do Município, celebrado a 3 de setembro, com um programa diversificado de iniciativas que se iniciam no dia 2 e se prolongam até 4 de setembro, evocando os 837 anos da conquista da cidade.

Concertos, inaugurações, exposições, literatura e momentos de homenagem integram o programa das comemorações, que convida toda a comunidade a participar nesta celebração dedicada à história, à cultura e à identidade do concelho de Silves.

As comemorações têm início no dia 2 de setembro, às 18h00, com a inauguração da exposição de fotografia ‘Surrealismos’, da autoria do renomado fotógrafo silvense, André Boto, na Biblioteca Municipal de Silves.

Ainda no mesmo dia, às 21h30, o Castelo de Silves acolhe um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, com a participação especial da premiada artista Sofia Escobar, proporcionando ao público um espetáculo de grande qualidade artística, num dos mais emblemáticos monumentos nacionais do concelho. A entrada é livre, sendo, no entanto, os lugares sentados limitados.

No dia 3 de setembro, o programa inicia-se às 10h30, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, com o ato solene da ‘Assinatura do Contrato de Doação do Espólio Documental e Arquivístico do Museu da Cortiça’, a favor do município de Silves. Trata-se de um momento simbólico, aberto ao público, que assinala mais uma importante etapa na preservação e valorização do património e da memória coletiva do concelho.

Às 17h00, o Centro de Exposições de Alcantarilha recebe a apresentação da obra literária ‘Cartas ao Remetente & Outros Estilhaços’, da autoria de outro ilustre silvense, Manuel Neto dos Santos, num momento dedicado à literatura, à escrita e à cultura.

A noite das comemorações será marcada pela realização da Cerimónia das Distinções de Mérito Municipal, com início às 21h00, no Castelo de Silves. A cerimónia constituirá um momento de homenagem e reconhecimento público pelo percurso dos distinguidos e pelo contributo prestado à comunidade e ao concelho de Silves.

Logo depois, às 22h00, também no Castelo de Silves, será realizado um concerto de ‘A Garota Não’, um dos nomes de referência da música portuguesa contemporânea, num espetáculo que promete proporcionar uma noite especial ao público presente.

No dia 3 de setembro, assinala-se ainda o 36º aniversário do Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS). Para celebrar esta data especial, o museu terá entrada livre entre os dias 3 e 6 de setembro, durante o seu horário de funcionamento, das 10h00 às 18h00.

As comemorações do MMAS prosseguem no dia 4 de setembro. Ao longo do dia, entre as 10h00 e as 13h00 e das 15h00 às 18h00, serão realizadas visitas acompanhadas ao Poço-Cisterna, numa atividade dirigida a toda a família, que será uma oportunidade de conhecer e descobrir este importante testemunho do património histórico e arqueológico da cidade.

Às 21h30, o MMAS recebe ainda o espetáculo ‘Evocação ao Poço-Cisterna’, protagonizado pela bailarina Mónica Pereira e pelo músico multi-instrumentista Husam Humami. A atuação multidisciplinar estabelece um diálogo entre o património histórico de Silves, as lendas das Mouras Encantadas e a criação artística contemporânea, cruzando dança, música ao vivo e evocação poética do espaço.

Através desta performance, o público é convidado a embarcar numa viagem entre memória, mistério e identidade cultural, descobrindo a riqueza simbólica do Poço-Cisterna Almóada.

A noite culminará, às 22h30, com um momento de celebração do aniversário do MMAS, que contará com o tradicional corte do bolo e um brinde com espumante, convidando todos os presentes a juntarem-se a esta comemoração. A participação em todas as iniciativas é gratuita e aberta a toda a comunidade.

You may also like...

Deixe um comentário