“Adelino Soares não será candidato pelo PS” em Vila do Bispo
A garantia é de Nuno Amado, líder da Comissão Política Concelhia socialista em declarações ao ‘site’ da revista Algarve Vivo. E para já não confirma a aposta do partido em Celestina Costa, atual presidente de Freguesia de Budens, do concelho de Vila do Bispo. “A seu tempo essas decisões serão tomadas e comunicadas no local certo”, limita-se a responder.
José Manuel Oliveira
Numa altura em que os dirigentes dos órgãos nacionais do Partido Socialista apontam para a recandidatura dos seus atuais presidentes das câmaras municipais nas eleições autárquicas em 2017, exceto os que estejam impedidos em termos legais, a Comissão Concelhia de Vila do Bispo do PS exclui, desde já, o nome do atual edil Adelino Soares, a quem, de resto, retirou a confiança política há mais de um ano. E segundo apurou o ‘site’ da revista Algarve Vivo, a presidente da Junta de Freguesia de Budens, Celestina Costa, poderá ser a candidata à liderança desta câmara da Costa Vicentina.
“Sabe que para todas as decisões e todas as regras, como se diz na gíria popular, existe sempre a exceção que confirma a regra. Neste momento, a Comissão Política está e vai exercer os seus direitos estatutários e escolher os candidatos do PS em Vila do Bispo. Adelino Soares não faz parte do lote das escolhas do PS e como tal não será candidato pelo PS. Não colocamos sequer esse cenário”, garante Nuno Amado.
Já em relação a um convite endereçado por aquela estrutura partidária a Celestina Costa, presidente da Junta de Freguesia de Budens, e aceite pela própria, para encabeçar a lista ao executivo camarário, de acordo com informações recolhidas, Nuno Amado não confirma essa escolha. Pelo menos para já.
“Não. A escolha de candidatos aos diferentes cargos autárquicos é um processo que está a decorrer dentro dos parâmetros normais, com as reuniões de trabalho que entendem por necessárias, fazendo-se os convites que a Comissão Política decidiu endereçar. A seu tempo essas decisões serão tomadas e comunicadas no local certo”, limita-se a responder o líder da concelhia socialista de Vila do Bispo.
Mesmo assim, Nuno Amado salienta que Celestina Costa, “a nossa Presidente de Junta ganhou duas eleições e tem dado um contributo decisivo para a implementação das propostas do PS para a freguesia de Budens.”
Questionado pelo ‘site’ da Algarve Vivo se já foi dado conhecimento à Federação do PS e aos responsáveis nacionais do partido sobre essa possível candidatura, Nuno Amado referiu: ”Quer o Presidente do PS Algarve, quer os dirigentes máximos do PS Nacional sabem das diretrizes que foram aprovadas pela Comissão Política e sabem bem do trabalho que estamos a desenvolver. Existe um contacto permanente e profícuo entre todos com o objetivo de defender o PS.”