Albufeira adere à Rede de Nutricionistas Municipais
A Câmara de Albufeira aderiu recentemente à Rede Nacional de Nutricionistas Municipais, uma estrutura que tem por objetivo divulgar atividades e projetos na área da alimentação e nutrição.
A rede, que é liderada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), pretende promover a partilha e troca de experiências entre os municípios parceiros, como exemplo de boas práticas.
A autarquia de Albufeira disponibiliza diariamente uma média de duas mil refeições, fazendo a cobertura total dos alunos inscritos (2.731) no Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho.
Com vista a garantir uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, a nutricionista da edilidade é responsável pela elaboração e validação (no caso das cantinas concessionadas) das ementas, trata dos procedimentos concursais destinados à aquisição dos alimentos, verifica as condições dos locais onde são preparadas as refeições e faz cumprir as ementas e os modos de confeção.
Em paralelo, têm vindo a ser desenvolvidos vários projetos junto da comunidade escolar, para promover uma alimentação e estilos de vida saudáveis.
CRESCER SAUDÁVEL
No presente ano letivo, foi lançado um concurso com vista à recolha de receitas que irão integrar a futura ‘Agenda Alimentar Escolar’, incentivando à planificação e organização de ementas saudáveis, económicas e práticas para as várias refeições ao longo do dia, ao mesmo tempo que estimula a utilização de produtos locais, de acordo com cada época.
‘Cresce Saudável’ é outro dos projetos em curso, desta feita vocacionado apenas para as crianças do Pré-escolar, que consiste na realização de um conjunto de atividades adequadas a esta faixa etária, nomeadamente na área da alimentação saudável e expressão motora, com recurso ao imaginário infantil através da realização de jogos lúdicos e histórias.
De referir também o projeto ‘Hortas Escolares – Escola com Vida’, uma iniciativa que foi lançada no ano letivo 2013/2014, na qual os pequenos ‘agricultores’ cultivam couves, alfaces, tomates, pimentos, ervilhas, salsa e coentros, entre outros produtos hortícolas, alguns deles sob a forma de sementes, para que possam acompanhar o processo de germinação, observar e estudar o seu crescimento, No final, são desafiados a reaproveitarem os produtos, que depois de colhidos podem ser utilizados no refeitório escolar.
E porque na hora da refeição é fundamental adotar regras de higiene e comportamentos adequados, a autarquia está a implementar o projeto ‘Bons Hábitos e Boas Maneiras à Mesa’.
A Câmara de Albufeira é também parceira do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’, o maior programa gratuito de educação para a saúde, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal.
MELHORAR APRENDIZAGEM
José Carlos Rolo, vereador com o pelouro da Educação, refere a importância da alimentação e da nutrição, quer a nível da saúde quer como contributo essencial na melhoria das capacidades de aprendizagem de crianças e jovens: “Estamos conscientes que a alimentação é uma ferramenta poderosa na promoção da saúde, por isso apostamos nestes projetos e na criação de parcerias com várias entidades, das quais destacamos o projeto ‘Heróis da Fruta’, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que serviu para reforçar a nossa prática no âmbito da sensibilização das crianças e respetivas famílias para os benefícios do consumo de fruta no desenvolvimento físico e cognitivo, com resultados demonstrados a nível do sucesso escolar.”
Quanto à adesão à Rede de Nutricionistas Municipais, é na perspetiva do responsável camarário uma parceria “que consideramos extremamente importante, porque possibilita a criação de um canal de comunicação privilegiado entre várias autarquias, que desta forma têm a possibilidade de trocar experiências e contribuir para o desenvolvimento de boas práticas a nível nacional.”