Junqueira recebeu palestra sobre saúde mental
A AISMA-Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve realizou na localidade de Junqueira, concelho de Castro Marim, uma palestra no passado sábado, 4 de março, tendo por oradores a enfermeira Célia Brito e o psicólogo clínico Victor Hugo Palma.
A iniciativa foi a primeira do ciclo de palestras “Não há Saúde sem Saúde Mental” e realizou-se na Junta de Agricultores da Junqueira, com apoio da Junta de Freguesia de Castro Marim, perante uma plateia interessada e participativa.
São objetivos daquela associação a reabilitação psicossocial da pessoa com experiência de doença mental severa e a sua reintegração na comunidade, o apoio ao cuidador informal/família e o combate ao estigma, desconstruindo estereótipos e preconceitos.
Outro dos propósitos da AISMA é informar e esclarecer a comunidade de que as doenças mentais podem afetar qualquer pessoa em qualquer momento do seu percurso de vida, independentemente da idade, género, habilitações literárias ou profissão.
Segundo foi realçado por Víctor Hugo Palma, “a pessoa com doença mental não representa, pelo facto de ser portadora desta condição, um perigo acrescido para a família ou comunidade onde está inserida, não é mais violenta, preguiçosa, instável ou menos inteligente, e, assim sendo, deve ser tratada de forma adequada e incluída na mesma.
Para o psicólogo clínico, “o estigma dirigido ao doente mental pode ter origem num conjunto de falsas crenças, no medo do desconhecido, na falta de informação e esclarecimento das diversas psicopatologias”, referindo na ocasião que “as pessoas devem ser tratadas como seres humanos e não como a doença da qual são portadoras e pelo estigma a ela associado.”