‘A Cultura sai à Rua’ em Lagoa
Até ao início de setembro, a Câmara Municipal de Lagoa vai promover um conjunto de espetáculos de rua, sempre a partir das 21h00, para animar as noites no concelho para os residentes, mas também para os turistas que visitam a região. ‘A Cultura sai à Rua’ é o nome da iniciativa que conta com apontamentos de jazz, música popular, fado e dança, enquadrando o património cultural e natural, e que promete agraváveis momentos de lazer.
Seguindo todas as normas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, devido à covid-19, a autarquia definiu como palcos dos espetáculos os adros das igrejas de Lagoa, Porches e Ferragudo, o Sítio das Fontes e o anfiteatro de Carvoeiro, entre outros, todos ao ar livre, mas com entrada limitada a um determinado número de pessoas. Ainda assim, será obrigatório o uso de máscara.
Os concertos tiveram início em julho, mas é em agosto que se realizam grande parte dos espetáculos. No dia 4, o Grupo de Cantares Fonte Nova conta com Dino da Conceição em palco no anfiteatro do Calvário. No dia seguinte, o cenário é outro, no adro da Igreja de Ferragudo, e o fado será o rei, com a atuação de Noélia Silva. A 6 de agosto os ‘Al Mouraria’ cantam ‘Amália Sempre’ no Anfiteatro de Carvoeiro. O grupo repete a dose no dia 7, desta feita no recinto da sede dos escutas do Parchal.
A 13 de agosto, Ondina Santos e Vítor Talhadas apresentam o seu mais recente trabalho, Vinte & Dois, no adro da Igreja de Porches. Tuniko Goulart & Tuka Moura atuam, a 14, no adro da Igreja de Lagoa e a Orquestra de Jazz do Algarve vai ‘cantar’, com Kiko Pereira, músicas de Frank Sinatra no dia 15 no Anfiteatro de Carvoeiro.
Já a comédia ‘Marafada Quarentena’ apresentada pelo Grupo Boa Esperança terá lugar, a 18 de agosto, no recinto do Caracol, em Porches. No dia 20, o recinto da FATACIL recebe ‘Anos 80’ com Wanda Stuart.
Estes são alguns dos destaques do programa (ver quadro), que se prolonga até 5 de setembro, numa forma encontrada pela Câmara Municipal de Lagoa para difundir e valorizar a identidade local, tendo por isso idealizado uma programação para toda a família, recorrendo principalmente a artistas que de alguma forma têm uma ligação ao concelho.
Todos os espetáculos decorrem entre as 21h00 e as 23h00. Os bilhetes podem ser adquiridos online em ticketline, custando entre dois a cinco euros, consoante a lotação dos recintos.
O valor da bilheteira reverterá a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que será selecionada através de sorteio a realizar a 5 de setembro, durante o último espetáculo da programação. Mais informações através do site da Câmara Municipal (www.cm-lagoa.pt) ou por telefone (282 380 400 ou 282 380 434).
Os espetáculos . 21h00
4 agosto
Anfiteatro do Calvário
Grupo Cantares ‘Fonte Nova’ convida Dino da Conceição
5 agosto
Adro da Igreja de Ferragudo
Momentos de Fado: Noélia Silva e guitarristas
6 agosto
Anfiteatro de Carvoeiro
Al Mouraria canta ‘Amália Sempre’
7 agosto
Recinto da sede de Escutas do Parchal
Al Mouraria canta ‘Amália Sempre’
12 agosto
Adro Igreja Matriz de Lagoa
Tuniko Golulart & Tuka Moura
13 agosto
Adro Igreja Matriz Porches
Projeto Musical Vinte & Dois: Ondina Santos & Vítor Talhadas
15 agosto
Anfiteatro Carvoeiro
Orquestra de Jazz do Algarve – Sinatras Music, Kiko Pereira Sings
18 agosto
Recinto do Caracol Porches
Espetáculo de Comédia ‘Marafada Quarentena’ com Carlos Pacheco
20 agosto
Recinto da FATACIL
Espetáculo Musical ‘Anos 80 com Wanda Stuart’
25 agosto
Recinto das Tasquinhas Estômbar
Espetáculo de Comédia ‘Marafada Quarentena’ com Carlos Pacheco
27 agosto
Anfiteatro Calvário
5 EX Band
28 agosto
Anfiteatro Carvoeiro
Ricardo Sousa & Banda
1 setembro
Recinto da FATACIL
Espetáculo de Comédia ‘Marafada Quarentena’ com Carlos Pacheco
3 setembro
Adro Igreja Porches
Momentos de Fado: Catarina Cândido + Paulo Cabrita (magia)
4 setembro
Recinto das Tasquinhas Estômbar
Joana Rodeira e bailarinas
5 setembro
Recinto da FATACIL
Orquestra de Jazz do Algarve convida Maria Anadon