Abril é mês de convívio transfronteiriço
A Associação Odiana encontra-se a promover convívios entre populações vizinhas das margens do Guadiana, em colaboração com a Diputación de Huelva, numa ação em que o convívio e a partilha cultural são os principais pontos de ordem.
Estreitar laços, fomentar a cooperação entre territórios irmãos e estimular o sentimento de eurocidadania, são alguns dos objetivos deste intercâmbio transfronteiriço que durante o mês de abril proporciona convívios com as gentes do Baixo Guadiana luso e espanhol.
Conhecer as diferentes culturas, tradições, gastronomia e alguns dos projetos realizados no âmbito dos programas transfronteiriços, fazem parte dos objetivos.
Para levar portugueses a visitar a Espanha, estão marcadas excursões para os dias 21 e 23 do corrente, com partida às 7h00 do terminal da EVA em Vila Real de Santo António e passagem às 7h15 no parque de estacionamento de Castro Marim.
O roteiro das visitas contempla paragens em Villablanca (Centro de Interpretação de Dança), Villanueva de los Castillejos (Centro de Interpretação de Astronomia e Centro de Interpretação dos Costumes) e San Bartolomé de la Torre (Centro de Interpretação de Azeite).
Também o Baixo Guadiana luso vai receber espanhóis através dos convívios transfronteiriços nas datas de 14 e 16 de abril, os quais visitarão Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
A participação nestas excursões é gratuita e o transporte está garantido, mediante inscrição na Associação Odiana, para o telefone 281 531 171 ou o email geral@odiana.pt.
A iniciativa resulta da parceria do projeto Uaditurs, do qual a Odiana é chefe de fila, e visa reforçar a cooperação entre o Algarve, o Alentejo e a Andaluzia, sendo financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha (POCTEP).