Academia de Música de Portimão propõe espetáculos de diversos estilos para fevereiro e março
A Academia de Música de Portimão preparou um conjunto de eventos para fevereiro e março, com destaque para um concerto de guitarra clássica, duas jam sessions integradas no projeto Jazzamp Collective, o Sarabanda – Encontro de Música Clássica e o Festival Rosa do Mundo – Música Antiga em Portimão.
A programação, que faz parte da estratégia da Academia em termos de difusão da música clássica na cidade, conta com o apoio do Município de Portimão e arranca a partir das 17h00 de 11 de fevereiro, com a realização na Casa Manuel Teixeira Gomes de um concerto de guitarra clássica a cargo da talentosa jovem Beatriz Savkeviych, que proporcionará uma viagem sonora pelas grandes obras do século XX compostas para guitarra clássica.
Segue a 24 de fevereiro, a partir das 21h00, o recital semi-encenado de canto e piano “Tutto Mozart”, com a participação da soprano Rafaela Albuquerque e do pianista José Raimundo, que percorre todo o repertório de Wolfgang Amadeus Mozart da cantora.
Como missão paralela a esta viagem musical, o concerto pretende servir de impulso à nova geração de cantores, contando com a participação de alunas de Rafaela Albuquerque, as quais, segundo a cantora, “representam toda a força, vontade e futuro deste mundo.”
Na sequência deste recital, a soprano protagonizará nos dias 25 e 26 de fevereiro uma masterclasse na Casa das Artes, sendo esta atividade de formação complementar direcionada para alunos de canto de todos os níveis das escolas do Ensino Artístico Especializado da Música de todo o Algarve.
No final, pelas 18h00 de 26 de fevereiro, os alunos participantes apresentarão na Casa das Artes o trabalho desenvolvido com a formadora durante esse fim de semana.
As inscrições têm o valor de 10 euros para alunos Academia de Música de Portimão, ou de 15 euros para alunos externos, devendo ser feitas através dos seguintes contactos: geral@amportimao.pt / +351 282 426 290 / 966 642 279 / https://amportimao.pt
Jazz e música antiga dominam programação de março
Em março, a Academia de Música de Portimão inicia uma série de concertos dedicados ao Jazz, celebrando alguns dos autores e artistas mais emblemáticos deste estilo musical.
Nestes primeiros concertos, marcados para as 21h30 de 2 e 11 de março no Clube União Portimonense, será apresentado o Projecto JAZZAMPCollective reunindo professores e alunos da Academia e com direção artística de David Fournier.
Estas Jam Sessions, que irão ocorrer ao longo do ano, prometem trazer à memória os grandes clássicos do Jazz, estando as primeiras iniciativas inseridas no Março Jovem 2023, promovido pela Câmara Municipal de Portimão.
Mas março é também o mês da Música Antiga na Academia, que programou um conjunto de eventos de referência, o primeiro dos quais, Sarabanda – 2º Encontro de Música Antiga da Academia de Música de Portimão, decorrerá nas instalações desta Associação entre os dias 3 e 5.
Com o objetivo de sensibilizar os mais jovens para os repertórios e as práticas vocais e instrumentais entre os séculos XIV a XVIII, esta ação de formação destina-se a alunos do Ensino Artístico Especializado da Música e a curiosos pela temática que desejem dar os primeiros passos nesta área.
No dia 4 de março, os professores do Sarabanda irão apresentar-se em concerto, de entrada live, marcado para as 18h30 na Igreja do Colégio, ao passo que o concerto final dos alunos participantes realizar-se-á no dia 5, pelas 18h30, em local a designar.
As inscrições são gratuitas para alunos da Academia e têm o valor de 10 euros para alunos externos, podendo os horários do evento, as inscrições e mais informações ser solicitadas através das seguintes coordenadas: geral@amportimao.pt / +351 282 426 290 / 966 642 279 / https://amportimao.pt
Referência especial para o Festival Rosa do Mundo – Música Antiga em Portimão, que percorrerá as mais emblemáticas igrejas do concelho entre 11 e 31 de março.
Fruto de uma colaboração entre a Academia de Música de Portimão e a MAAC – Música Antiga Associação Cultural, o Festival passará pelos seguintes monumentos religiosos: 12 de março – Igreja Matriz de Alvor (18h00); 18 de março – Igreja Matriz de Mexilhoeira Grande (18h00); 24 e 31 de março – Igreja do Colégio, em Portimão (ambos às 21h00).
A edição deste ano contará também com a realização de duas masterclasses, uma de violoncelo barroco e a outra de cravo, que terão lugar nas instalações da Academia, a cargo de Pedro Massarrão (laureado com o Prémio Jovens Músicos 2017) e Ana Moreno Aranda (Escola Profissional Cristóbal Morales de Sevilha), respetivamente.
As duas atividades de formação complementar dirigem-se a alunos de violoncelo e cravo de todos os níveis de ensino das Escolas do Ensino Artístico Especializado da Música do Algarve e as inscrições têm o valor de 10 euros (alunos Academia de Música de Portimão) ou de 15 euros (alunos externos). Inscrições e mais informações através de: maacgeral@gmail.pt / +351 914406015 / 967 776 668 / https://amportimao.pt / www.maac.pt
No dia 13 de março, a Academia de Música de Portimão leva a efeito no auditório do Museu de Portimão um concerto com as orquestras de sopros e de percussão, respetivamente orientadas pelos professores Pedro Coutinho e João Paias, no qual será demonstrado o trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre do ano.
Este concerto, agendado para as 18h00, pretende celebrar o prazer de se fazer música em conjunto e também integra a programação do Março Jovem 2023.
Por fim, a Igreja do Colégio recebe a partir das 21h00 de 31 de março o concerto “Canzoni da sonar”, interpretado conjuntamente pelo Consort de Flautas da Academia de Música de Portimão, dirigido por Filipa Oliveira, e pelo Ensemble de Flautas de Loulé, sob direção de Ana Figueiras.
O programa do espetáculo pretende explorar o elo entre a canzona italiana e a sonata barroca, incluindo para o efeito peças instrumentais do século XVII escritas por compositores italianos, interpretadas por consorts/agrupamentos de flautas.
Como sucede nos outros eventos desta programação, este concerto tem entrada livre e será único pela sua originalidade, fazendo parte do Festival Rosa do Mundo – Música Antiga em Portimão.