Adiafa animam uma das noites das Festas dos Pescadores de Albufeira
A Praça dos Pescadores, em Albufeira, volta a transformar-se num imenso arraial, nos primeiros três dias de setembro, para proporcionar momentos de convívio com música e petiscos.
Trata-se da 24.ª edição das Festas dos Pescadores, em que as associações locais “oferecem” o melhor da gastronomia regional com iguarias para diferentes gostos. Os visitantes podem encontrar desde o xerém, aos choquinhos com tinta, marisco variado, carapaus alimados, feijoada de búzios, cataplana, caldeirada de peixe e a tão afamada doçaria regional, com destaque para os Dom Rodrigo e os bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba.
As festas abrem portas no dia 1 setembro, pelas 18h00, com uma visita ao certame pelo presidente da Câmara, acompanhado por elementos da vereação e alguns representantes de diversas entidades locais.
À noite, todas as atenções voltam-se para o palco, que recebe os Adiafa, embaixadores da música tradicional alentejana. A primeira parte do espetáculo fica a cargo da banda albufeirense Duo 64.
No sábado, dia 2, a festa é dedicada ao Festival de Folclore de Albufeira, um evento que dá destaque à riqueza dos trajes, das danças e dos cantares mais genuínos dos ranchos provenientes de vários pontos do país. A atuar vão estar o Rancho Folclórico de Albufeira, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Campelos (Torres Vedras), Rancho Folclórico ‘As Mondadeiras’ de Casa Branca (Sousel) e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Almagreira (Pombal).
No domingo, dia 3, Tomás Faísca assume a primeira parte do espetáculo da noite, com um reportório de música popular portuguesa. A noite fecha com José Malhoa, conhecido por temas como ‘Morena Kuduro’, ‘Ela Queria Três’ ou “Carimbó.
Este ano, pela primeira vez, realiza-se um espetáculo de videomapping, dedicado à temática do mar. Entre o espetáculo de abertura e o artista principal, haverá sempre uma projeção com som. Paralelamente, no horário em que não há espetáculos, o videomapping decorre sem som até à hora de encerramento do certame.