Agência de Promoção de Albufeira pede mais investimentos para o Algarve
A conferência ‘Caminhos para o Turismo’, realizada no dia 19 de abril e que contou com a presença do novo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, foi um dos pontos altos das comemorações dos 20 anos da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, no Nau Salgados Palace.
Na ocasião, Desidério Silva, presidente da direção da APAL, afirmou que esta “não é apenas uma associação de promoção turística, mas também um elo com o tecido empresarial, especialmente o da hotelaria e similares”.
Este dirigente associativo abordou a questão da taxa turística a ser cobrada pela autarquia, defendo que deve ser “utilizada a favor de aspetos como a promoção e valorização do destino e marca Albufeira; requalificação do espaço público; infraestruturas de saneamento básico; acessibilidades e transportes, e formação profissional”.
Aproveitando a presença do secretário de Estado do Turismo, Desidério Silva desafiou o governo “a dar prioridade a diversos investimentos para a região algarvia, para acompanhar os esforços do setor privado”.
“É importante olhar e dar valor a esta região de uma vez por todas”, defendeu o responsável da APAL, pedindo ao secretário de Estado, Pedro Machado, que “sensibilize o atual governo a colocar o Algarve no lugar que merece em termos de investimento público, de valorização do território, de sustentabilidade ambiental e económica”.
Por seu turno, Pedro Machado referiu que o sucesso do setor turístico em Portugal depende de uma colaboração entre governo, setor privado e universidades, frisando que “os desafios do setor são imensos e as oportunidades também”.
No encerramento da conferência esteve José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, que destacou o papel da APAL enquanto “‘braço armado’ da Câmara Municipal de Albufeira ao serviço da promoção do concelho” e manifestou disponibilidade para “continuar este trabalho de parceria para que os objetivos comuns de valorização turística deste território e do seu tecido económico possam ser cumpridos”.
Outros dos presentes foi André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve, que disse ser “fundamental haver uma boa articulação entre as várias entidades públicas, associativas e privadas para a valorização do setor, de forma a que todos, em conjunto, possam atuar na maximização dos recursos em prol da região”.
A seguir à conferência, realizou-se um jantar em que foram homenageadas as pessoas que estiveram na constituição da APAL.
Foi, ainda, reconhecido o papel desempenhado por Carlos Silva e Sousa – antigo presidente da câmara, já falecido – na defesa desta instituição, através do patrocínio de uma bolsa de estudo com o seu nome. Esta bolsa será atribuída para o período 2024/2027 a um aluno ou aluna da Licenciatura em Turismo, da Universidade do Algarve, contemplando o pagamento das propinas dos três anos do curso.