Agricultura regenerativa é tema de evento promovido pela Quinta do Freixo
A Quinta do Freixo, no concelho de Loulé, promove, no dia 29 de abril, o evento ‘As vantagens da agricultura regenerativa’, que inclui uma visita à propriedade, jantar, exibição de documentário e debate sobre o tema.
Durante a visita, vai ser explicado o projeto de maneio holístico e agricultura regenerativa desenvolvido naquela propriedade.
Depois, os participantes podem desfrutar de um jantar. Da ementa faz parte um prato de borrego criado com pasto biológico cultivado na Quinta do Freixo.
A seguir, é exibido o documentário ‘Ganado o Desierto’, vencedor de vários prémios internacionais. Esta é a segunda apresentação oficial da película, após a estreia mundial em Mérida.
O evento termina com um momento de debate com a presença de vários especialistas nesta matéria, entre os quais Allan Savory, criador do conceito e metodologia de maneio holístico e figura incontornável no tema da regeneração dos solos.
PROGRAMA COMPLETO
- 16h00 — Receção na Quinta do Freixo
- 17h00 — Visita a pé à Quinta do Freixo (fábrica de compotas, market garden, criação de ovinos)
- 19h00 — Jantar
- 20h30 — Exibição do documentário ‘Ganado o Desierto’
- 22h00 — Debate com Allan Savory, fundador do Savory Institute; Daniela Ibarra-Howell, CEO e cofundadora do Savory Institute; Gustavo Alés, presidente da Alejab; e Luís Silva, sócio-gerente da Quinta do Freixo
A participação neste evento é limitada a 40 lugares. As inscrições têm o valor de 40 euros e podem ser formalizadas através deste formulário.
Esta iniciativa coincide com o último dia das jornadas do Savory Institute, que têm lugar na Quinta do Freixo, de 25 a 29 de abril.
O Savory Institute é um prestigiado organismo internacional dedicado à promoção da agricultura regenerativa, fundado por Allan Savory, criador do método de gestão holística.
Esta metodologia, seguida na Quinta do Freixo, centra a sua ação na regeneração dos sistemas naturais, sem colocar em causa a competitividade das produções.
Os objetivos são a regeneração dos solos, o aumento da biodiversidade, a utilização inteligente dos recursos hídricos, a promoção de sinergias com os ecossistemas e reforço da resistência das culturas.