Água tratada da ETAR da Quinta do Lago vai ser utilizada para rega
Praticamente todo o volume de águas residuais tratadas da ETAR da Quinta do Lago, no concelho de Loulé, vai ser reutilizado, o que corresponde a cerca de 1,2 Mm3/ano.
As instalações da Infraquinta – Empresa de Infraestruturas da Quinta do Lagoa acolheram, no passado dia 20, a assinatura do contrato de fornecimento entre a Águas do Algarve e os diversos utilizadores atuais e futuros deste subsistema, incluindo campos de golfe.
Segundo a Águas do Algarve, a água tratada produzida no futuro subsistema de tratamento, elevação e adução da ETAR da Quinta do Lago terá qualidade de Classe B, sendo os usos a rega de espaços verde e jardins públicos e de campos de golfe e zonas ajardinadas associadas. Poderá igualmente ser utilizada para usos urbanos como lavagem de ruas, de veículos e de contentores, rega de canteiros e utilização em frentes de obra.
A empresa acrescenta que o “investimento em curso, que se estima possa ascender a 2,5 milhões de euros, é financiado ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) 2021-2026”, prevendo-se a sua “finalização durante o ano de 2025”.
Estes são os primeiros contratos deste género a serem assinados com os utilizadores no âmbito do PRR. “Para além de constituir uma medida de adaptação às alterações climáticas, a utilização de águas residuais tratadas incorpora os desafios da economia circular na gestão do ciclo urbano da água, gerando benefícios ambientais, sociais e económicos significativos para o Algarve”, frisa a Águas do Algarve.