Águas do Algarve celebra acordo para proteger aquífero

A Águas do Algarve (AdA) celebrou um acordo de colaboração com outras entidades para a proteção e utilização do subsistema Vale do Lobo no aquífero Campina de Faro.

A AdA refere que se trata de um acordo pioneiro, que visa implementar medidas concretas de monitorização, preservação e gestão responsável destes reservatórios de água subterrânea, tendo sido assinado no passado dia 29 de outubro, na Biblioteca Municipal de Loulé. Este compromisso envolve, além da Águas do Algarve, a APA Algarve, a Câmara de Loulé e a CCDR.

As medidas previstas pela AdA estão associadas “ao tratamento dos efluentes nas ETAR de Vale do Lobo e da Quinta do Lago de acordo com os critérios de qualidade exigidos para descarga nos meios recetores”, bem como “a implementação de projetos de reutilização nestes dois subsistemas para produção e fornecimento de Água para Reutilização (ApR)”.

Este acordo surge como uma iniciativa do projeto eGROUNDWATER (2020-2024; financiado pelo programa PRIMA Horizon 2020), coordenado pelo ISEG- Universidade de Lisboa e UALG. 

Segundo a AdA, o aquífero Campina de Faro Subsistema Vale do Lobo foi “escolhido como experiência piloto desta gestão participativa por estar em situação de sobreexploraçao e com intrusão salina”. E adianta que, “no modelo de gestão participativa, um coletivo intersectorial e interinstitucional trabalhará em conjunto para conceber novas regras de gestão que suportem a sustentabilidade do aquífero e a equidade dos usos”.  

You may also like...

Deixe um comentário