Albufeira acolheu Estágio Nacional de Krav Maga
O pavilhão do Clube Desportivo Areias de S. João, em Albufeira, acolheu, no dia 27 de abril, um estágio promovido pela Federação Portuguesa de Krav Maga (FPKM), que teve como mote “Defesa a ataques de bastão”.
Participaram no evento, destinado exclusivamente a filiados, atletas vindos de Alfragide, Portela, Alverca do Ribatejo, Setúbal e Évora, para além de praticantes algarvios, das escolas de Portimão e Albufeira.
Com a direção técnica do mestre Paulo Pereira, presidente e diretor técnico da FPKM, foram “abordadas defesas mais avançadas a ataques de bastão, mas também a utilização de bastão (ou similar) na defesa da integridade física da própria vítima, já que o Krav Maga visa a capacidade de uma pessoa defender-se a si e a outros utilizando os movimentos naturais do corpo humano, mas também objetos que tenha ao seu alcance, para poder eventualmente superar um ataque mesmo que de uma pessoa com maior porte físico”, refere a FPKM.
“Praticar Krav Maga vai além de conhecer técnicas de defesa pessoal, mas sim entender os seus princípios e saber utilizar em diferentes cenários, tornando os nossos praticantes cidadãos mais capazes e responsáveis sobre como manter a sua integridade física e de terceiros. Por isso, este tipo de estágios são sempre uma mais valia para qualquer praticante de qualquer nível”, afirma o mestre Paulo Pereira.
A FPKM, que celebra 20 anos de existência, realça que é “uma das primeiras entidades a lecionar Krav Maga em Portugal e, neste momento, a entidade mais antiga em Portugal”, sendo também “a única entidade reconhecida pelo Exército Português e Comandos para formar Instrutores Militares de Krav Maga”.
Neste momento, a FPKM conta já com 40 escolas de norte a sul do país, incluindo também a ilha da Madeira, onde neste mês de Abril se realizou um estágio de quatro dias com variadas temáticas.
Portimão e Albufeira são neste momento as duas cidades que albergam escolas da FPKM, localizadas respetivamente no Centro de Treinos de Portimão e Clube Areias de S. João, onde qualquer pessoa a partir dos 14 anos de idade pode experimentar uma aula sem compromisso para conhecer a modalidade.
(Foto: Sérgio Morais)