Albufeira avança com 23 medidas para poupar água
O Município de Albufeira avançou com um conjunto de 23 medidas para promover a redução de consumos e a racionalização na utilização dos recursos hídricos, devido à situação de escassez de água na região.
“Juntamente à próxima fatura da água, a autarquia vai enviar um comunicado à população com a explicação detalhada das medidas, para que todos tomem consciência da gravidade da situação e adotem os comportamentos adequados”, refere a autarquia.
Além disso, a câmara vai disponibilizar, de forma gratuita, um serviço de auditoria e aconselhamento aos maiores consumidores de água do concelho, com vista a sensibilizar para a necessidade de substituir plantas que exigem elevado consumo de água, por espécies vegetais autóctones, mediterrânicas e resilientes às alterações climáticas.
“Apesar da chuva que se fez sentir na semana da Páscoa, o Algarve continua em situação de seca hidrológica extrema, com níveis baixíssimos de água subterrânea e reservas superficiais”, afirma a edilidade, lembrando que, no dia 8 de fevereiro, foi publicada uma resolução do Conselho de Ministros que “reconheceu a situação de alerta na região”.
“Esta é a pior seca de sempre na região, pelo que adicionalmente às medidas anteriormente adotadas, o Município de Albufeira viu-se obrigado a lançar mão a um conjunto extraordinário de medidas com vista a reduzir os consumos urbanos, no setor do turismo e na agricultura”, explica José Carlos Rolo, presidente da câmara.
“É fundamental que todos estejamos a par da situação e conscientes de que se não houver uma efetiva redução dos consumos, o fornecimento de água na região fica seriamente comprometido”, frisa o autarca.