Albufeira é o concelho com o maior número de desfibrilhadores
Albufeira é o concelho do país, continente e ilhas incluídos, com o maior número de equipamentos de DAE – Desfibrilhação Automática Externa instalados na via pública, acessíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo que refere a autarquia local em nota de imprensa.
Os desfibrilhadores garantem uma rápida intervenção em situações de doença súbita de natureza cardiorrespiratória, e permitem antecipar a resposta dos meios de socorro diferenciados em emergência pré-hospitalar, aumentando-se a probabilidade de se salvarem mais vidas.
Durante um exercício de treino, realizado no dia 19 de janeiro, para testar os tempos de resposta face a uma hipotética situação de PCR – Paragem cardiorrespiratória na via pública, o vice-presidente da Câmara Municipal destacou a robustez do PDAE – Programa de Desfibrilhação Automática Externa e sublinhou que Albufeira é o município que anualmente mais investe nesta área, aproximadamente 100 mil euros.
Cristiano Cabrita sublinhou, na altura, que “Albufeira assume-se como o concelho que mais investe no acesso público à desfibrilhação automática externa: cerca de 100 mil euros por ano, o maior investimento, a nível nacional”.
Segundo nota de imprensa da autarquia de Albufeira, o número de equipamentos DAE disponíveis para uso da população, é pelo menos três vezes superior à média nacional. “Em Albufeira, temos 11 equipamentos por cada 10 mil habitantes, não contando com os equipamentos privados, enquanto a média nacional é cerca de 4 equipamentos por cada 10 mil habitantes, sendo que em Portugal existem apenas cerca de 4 mil DAE licenciados”, reforçou Cristiano Cabrita.