Albufeira foi a capital nacional do basquetebol durante cinco dias
Na16ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, que decorreu em vários pavilhões desportivos do concelho de Albufeira, entre 3 a 7 de abril, os primeiros lugares do pódio foram repartidos entre as seleções de Lisboa (1.ª em sub-14 femininos e 1.ª em sub-16 masculinos) e Porto (1.ª em sub-14 masculinos e 1.ª em sub-16 femininos).
O evento desportivo reuniu mais de 1000 atletas, 72 seleções nacionais, 144 treinadores, 150 árbitros e oficiais de mesa, 15 fisioterapeutas, 15 selecionadores nacionais, 90 dirigentes, outros profissionais da área, pais e acompanhantes dos jogadores. O padrinho da festa foi o albufeirense Tomás Barroso, antigo internacional português da modalidade.
“Trata-se de um momento muito especial para os jovens, quer pela possibilidade de participarem numa competição com os melhores atletas do país dos respetivos escalões etários, mas também pela partilha de valores positivos, pelo convívio, companheirismo e amizades que ficam para a vida”, afirmou José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.
O autarca destacou ainda a vertente solidária do evento, que este ano atribuiu 3 mil e oitenta euros à ADSA – Associação de Recolha de Sangue e Medula Óssea de Albufeira.
Além disso, José Carlos Rolo afirmou que “este é mais um evento de grande qualidade desportiva que contribui para suportar positivamente a candidatura de Albufeira a Capital Europeia do Desporto 2026”, cujo dossier de candidatura foi entregue ao presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto no dia 4 de abril.
Por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa do Basquetebol, Manuel Fernandes, agradeceu a colaboração do Município de Albufeira “sem a qual não estaríamos aqui pelo 11.º ano a fazer esta grande Festa do Basquetebol e por termos a garantia, por parte do presidente da Câmara, que no próximo ano iremos continuar esta parceria tão positiva. Ganha a modalidade, os atletas, os clubes e as associações, ganha Albufeira que durante estes dias é a capital nacional do basquetebol”.