Albufeira promove formação online para docentes

O Município de Albufeira está a realizar formação online destinada a docentes do concelho com vista a promover a inclusão dos alunos dos vários níveis de ensino. O curso, que já vai na segunda edição, tem por objetivo apoiar,  esclarecer e desenvolver as competências dos professores-tutores com vista à inclusão de todos os alunos através  da prática de tutoria. A formação encontra-se organizada em torno de duas componentes teóricas: uma centrada  nos processos motivacionais e de autorregulação da aprendizagem e outra, na promoção e desenvolvimento de  competências da natureza relacional professor-tutor. A ação integra-se no âmbito de um conjunto mais vasto de  apoios disponibilizados pelo Município à comunidade educativa do concelho. 

A formação, intitulada ‘Mentor – Tutorias Autorregulatórias’, é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação  Contínua (CCPFC) e está a ser desenvolvida em parceria com o Centro de Formação de Professores de Albufeira, Lagoa e Silves,  sendo dinamizada por uma técnica de Psicologia Educacional do Município de Albufeira. 

O curso, que teve início no passado dia 15 de outubro e termina a 9 de dezembro, decorre em formato e-learning, com sessões  às quartas-feiras, das 17h00 às 19h00, o que permite a sua realização apesar das atuais limitações impostas pela pandemia. 

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que Albufeira é um concelho inclusivo que faz uma  aposta forte para que todos tenham as mesmas oportunidades, independentemente das suas diferenças, “por isso estamos  alinhados com este objetivo a nível nacional, sendo certo que desde sempre estamos empenhados e comprometidos com o  sucesso educativo no nosso concelho, investindo continuamente não só na melhoria do parque escolar, alimentação,  transportes e atribuição de subsídios a quem mais precisa, mas também ao nível da disponibilização de um conjunto  diversificado de apoios ao nível da consultoria técnica à comunidade educativa, como é o caso da presente formação”. Para o  efeito, a autarquia dispõe de uma equipa técnica especializada, composta por psicólogos educacionais, terapeutas da fala e  uma terapeuta ocupacional. 

Refira-se que a presente iniciativa assenta no pressuposto de que os alunos necessitam de ser acompanhados por um  professor-tutor com vista a minimizar problemas como dificuldades de integração, atitudes e comportamentos disruptivos,  bem como necessidades educativas especiais. O programa, que surgiu na sequência do despacho Normativo 4-A/2006/16 e do  Decreto-Lei nº 54/2018, “estabelece os princípios e normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à  diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento na participação nos  processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa”. 

Entre os vários objetivos a atingir, refira-se o aprofundamento dos conhecimentos, metodologias e propósito da tutoria,  exploração de diferentes estratégias autorreguladoras de aprendizagem, promoção de competências organizadoras do  raciocínio e resolução de problemas com os alunos, capacitação dos professores-tutores para a identificação e intervenção em  situações educativas problemáticas e não menos importante, a integração dos professores-tutores numa comunidade de  partilha de experiências e recursos com vista à prática da tutoria em contexto escolar. 

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