Albufeira requalifica Jardim do Montechoro até final do ano

Uma das zonas verdes mais emblemáticas de Albufeira, o Jardim de Montechoro, ao cimo da Avenida Sá  Carneiro, está prestes a entrar em obras, com vista à sua total recuperação. Prevê-se que a intervenção,  no valor aproximado de 300 mil euros, fique concluída até ao final do ano. A intervenção irá incidir essencialmente sobre o lago, que irá ser dotado de efeitos de grande impacto visual, melhoramento das  acessibilidades, plantação de novas espécies vegetais, substituição do pavimento e colocação de novo  equipamento urbano, incluindo a iluminação. 

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que o Jardim de Montechoro “faz parte da identidade de uma das  principais zonas turísticas da cidade e das memórias de várias gerações de albufeirenses, que ao longo dos anos  escolheram o local para marcar um dos dias mais importantes das suas vidas, nomeadamente como cenário privilegiado  para as mais bonitas fotos de casamento”. A obra, uma vez concluída, irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida  da população, que desta forma recupera um espaço icónico de lazer e convívio, agora com a vantagem de ser um jardim  totalmente inclusivo, cumprindo todas as regras atualmente definidas pela legislação em vigor em matéria de mobilidade,  defende José Carlos Rolo. “Para além disso, é a imagem da cidade que sai a ganhar, com um espaço totalmente  reabilitado, sendo de destacar que na execução do projeto houve uma enorme preocupação em manter a coesão da malha urbana existente, mais concretamente ao nível dos edifícios e da paisagem envolvente”, acrescenta. 

Refira-se que o espaço encontrava-se bastante degradado, o que levou o Município a abrir procedimento concursal  destinado a promover a requalificação da zona. A empreitada foi adjudicada no passado dia 10 de setembro, pelo valor  de € 271.121,79 (duzentos e setenta e setenta e um mil cento e vinte euros e nove cêntimos), mais IVA, e o auto de  consignação da obra assinado no dia 26 de outubro, prevendo-se que os trabalhos fiquem concluídos no prazo de  sessenta dias, ou seja na última semana de dezembro. 

O lago, que atualmente se encontra sem água, peixes e tartarugas (provisoriamente colocados num outro jardim da  cidade até que termine a obra), irá ver totalmente substituído o sistema de efeitos de água que se encontra obsoleto há  vários anos. Com vista a possibilitar a convivência entre efeitos de água e vida animal, sem esquecer o caráter lúdico do  local, conhecido por muitos como o “Jardim dos Casamentos”, prevê-se a implementação de efeitos de água simples compostos por jatos borbulhantes e micronizações iluminadas com cor – efeitos de grande impacte visual sobretudo à  noite – que reforçam o caráter festivo do equipamento. 

As árvores existentes serão mantidas, sendo reforçada toda a zona verde com a plantação de novas espécies arbóreas.  Paralelamente, está prevista a colocação de novo mobiliário urbano, nomeadamente bebedouros, mesas de picnic,  bancos e iluminação.  

You may also like...

Deixe um comentário