Alte celebra 23ª Semana Cultural
De 25 de abril a 1 de maio, Alte recebe a 23ª Semana Cultural, evento que pretende ser uma mostra das tradições daquela que já foi considerada uma das aldeias mais portuguesa de Portugal.
Logo no feriado em que se assinalam os 43 anos da Revolução dos Cravos, a partir das 10h00, realiza-se a 19ª Maratona/Passeio BTT de Alte, prova que propõe percursos para os amantes do desporto e da Natureza. Este ano está prevista a passagem pelos trilhos junto da Ribeira do Cotovio e de Algibre.
Em termos competitivos corre-se também em Alte a segunda etapa da Taça do Algarve de Maratonas XCM, sendo promovido um passeio pedestre guiado pelos alunos do Curso de Turismo da Escola Profissional de Alte, pela aldeia e zona circundante, numa distância de 10 quilómetros.
O início da prova decorre na Fonte Pequena onde, das 11h00 às 18h00, irá funcionar o mercadinho de artesanato e produtos regionais com demonstração de artesanato tradicional ao vivo. A partir das 14h00 há animação musical no local, com Valter Cabrita, Al-Fanfare e o grupo de música Cantares do Sul.
ALTE EM BD
No dia 26, no Pólo Museológico de Alte as crianças poderão participar na atividade ‘Histórias aos Quadradinhos’, orientada por Mosi (estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), das 11h15 às 14h30. A partir das 17h30, é apresentada a mini-série ‘Altemente’ – 15 dias vividos em Alte e desenhados por Mosi (banda desenhada sobre Alte), cujo primeiro volume recebeu o Galardão de Excelência na Criação de Curtas de BD na Comic Con 2016.
Já no dia 27, será inaugurada, pelas 17h30, no Pólo Museológico de Alte, a exposição ‘Simbis’, mostra que resulta da parceria de sete artesãos com outros tantos artistas plásticos para criar peças a quatro mãos. A curadoria é de Inês Graça e a produção da Fungo Azul, no âmbito do Festival Fusos.
Pelas 21h00, o Trio de Lisboa apresenta música de Portugal, Polónia e Brasil, com Renata Pawelec, na voz, Daniel Vieira, na voz e requinta da guitarra portuguesa, e Janeca, no violão.
O autocarro VATE – Vamos Apanhar o Teatro, da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, vai estar na Fonte Pequena, no dia 28, para promover iniciativas junto da comunidade escolar com sessões às 10h00, 11h30 e 14h00. Será apresentada a peça ‘Dá-me um abraço’.
Às 10h00, a proposta é o passeio pedestre ‘À Descoberta de Alte e suas fontes’, guiada pelos alunos do Curso de Turismo da Escola Profissional de Alte, num percurso de 4,5 quilómetros. Pelas 21h00, no Grupo Desportivo Serrano, há noite de fado com a artista Teresa Tapadas.
No sábado, dia 29, das 9h00 às 13h00, decorre a ação de participação comunitária ‘Vamos caiar Alte’, em colaboração com a Universidade do Algarve, na Rua Poeta Cândido Guerreiro. O Parque de Jogos Tradicionais recebe, das 14h30 às 18h00, o minitorneio de jogo da malha na laje, que se estende até domingo. E à noite as atenções voltam-se para a Casa do Povo de Alte onde, a partir das 21h00, é apresentada a revista à portuguesa ‘Olhá Florbela’, com Florbela Queiroz.
No dia 30, o 8º aniversário do Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte é assinalado pelas 21h00, com um encontro de poetas populares da freguesia e alguns apontamentos musicais por Afonso Dias.
DESTAQUE PARA AS ‘MAIAS’
O culminar desta Semana Cultural acontece no dia 1 de maio, com a exposição de ‘Maias’ em vários pontos de Alte. Na Fonte Grande, a partir das 11h00, vai estar patente ao público uma feira com artesanato, produtos regionais e música ambiente.
A partir das 12h00, os visitantes poderão degustar alguns petiscos tradicionais, nomeadamente os caracóis. A tarde é animada pelo grupo de música tradicional Koincidências e o folclore do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.
A Semana Cultural de Alte é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Alte, Escola Profissional de Alte, Grupo Desportivo Serrano e Centro de Animação e Apoio Comunitário de Alte.