Amaro Freitas apresenta-se em concerto com Orquestra de Jazz do Algarve em Lagoa

O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebe o espetáculo musical ‘Orquestra de Jazz do Algarve & Amaro Freitas’, no dia 3 de maio,às 19h00, numa colaboração que junta em palco o coletivo algarvio e o pianista e compositor brasileiro.

Em 2024, Amaro Freitas apresentou seu novo disco Y’Y, através do qual fez uma homenagem à floresta, em especial à Amazônica e aos Rios do Norte do Brasil.

O novo trabalho a solo apresentou novas texturas, inspiradas no piano de John Cage e na obra marcante do percussionista Naná Vasconcellos. O espetáculo tem início com ‘Mapingari’ (Encantado da Mata), música que abre o concerto, criando uma atmosfera de ‘floresta sonora’ a partir de 
som de pífanos, tambor de trovão, piano preparado e respiração.

Seguem-se ‘Uiara’ (Encantado da Água), ‘Viva Naná’ , uma homenagem a Naná Vasconcellos, ‘Dança dos Martelos’ e ‘Sonho Ancestral’, tema melódico, no qual o piano se apresenta com a m’bira, instrumento musical africano. Na segunda parte do espetáculo, o piano, com influências afro modernas de Amaro, coloca em cena ‘Y’Y’, palavra escrita no dialeto Sateré Mawé, um código ancestral indígena que traduzido significa ‘Água ou Rio’, e ainda ‘Mar de Cirandeiras’, música em homenagem às cirandeiras, em especial a Lia de Itamaracá, património vivo da cultura de Pernambuco, e, por fim, ‘Gloriosa’, na qual o artista convida o público a solfejar uma melodia.

Os bilhetes custam dez euros, com desconto disponível para portadores do Passaporte Cultural, nas bilheteiras do município de Lagoa, e já se encontram à venda online, nas bilheteiras dos CTT, da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de São José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.

You may also like...

Deixe um comentário