Andebol: Torneio Internacional Cidade de Lagoa reúne as melhores equipas de formação
Lagoa volta a ser palco de mais uma edição do Torneio Internacional Andebol Cidade de Lagoa, que irá decorrer entre 20 e 23 dezembro, trazendo até ao concelho as melhores equipas nacionais ao nível da formação nos escalões de sub-16 e sub-18 masculinos e duas internacionais.
Além do Lagoa Académico Clube (LAC), a competição conta com a participação do Águas Santas, FC Porto, Samora Correia, Gudbjerg Oure Gudme (Dinamarca) e Pick Szeged (Hungria).
São seis clubes que trazem 12 equipas, envolvendo esta prova um total de cerca de 280 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e árbitros, num torneio que se prevê competitivo e com muito público nas bancadas, como tem sido habitual em todas as edições.
Os jogos irão ser disputados nos Pavilhões Municipal de Lagoa e da ESPAMOL e irão permitir ver em ação, por exemplo, as equipas de sub-18 do LAC, a única do Algarve e Baixo Alentejo a jogar na 1ª Divisão Nacional, e do Águas Santas, que foi vice-campeão nacional na época passada.
O FC Porto dispensa apresentações e vem a Lagoa com toda a sua qualidade, tal como o Samora Correia, campeão nacional, também uma das potências nos escalões de sub-16 e sub-18.
A curiosidade é ver como as equipas nacionais se comportam perante uma formação dinamarquesa, reconhecida como uma das melhores escolas do andebol mundial, que tem a equipa sénior na Liga dos Campeões, e uma formação húngara, com dois tipos de andebol distintos do praticado no nosso país.
A organização é do Lagoa Académico Clube, com o apoio da Câmara Municipal. A entrada é livre.