Arco da Vila está a ser alvo de obras de conservação em Faro

As obras de conservação do Arco da Vila, em Faro, tiveram início esta semana. Está em causa um investimento de 250 mil euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Câmara de Faro refere que esta intervenção, que resulta do acordo celebrado entre a autarquia e o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, prevê “a consolidação estrutural deste imóvel, Monumento Nacional e um dos principais ícones da cidade para locais e milhares de turistas que anualmente visitam Faro”.

A empreitada, adjudicada pelo Município de Faro, conta com o apoio financeiro do investimento “RE – C O4-i02 – Património Cultural” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante global de 250 mil euros, correspondente à totalidade do custo do projecto de investimento. A obra deverá estar concluída até final do ano. 

A intervenção implicará um conjunto de trabalhos de salvaguarda, nomeadamente a correção de anomalias, conservação e restauro de vários elementos como coberturas, cantarias, vãos, escadas, placas, painéis, sino, cruz, relógio e ainda revestimentos, com aplicação de reboco sobre o tijolo das abóbadas, com vista a contrariar o seu processo de degradação. 

Esta última visa preservar o referido tijolo, que tem vindo a perder-se por desagregação, recorrendo para o efeito à solução que foi sempre utilizada até o final do século XX, altura em que uma intervenção municipal procedeu à remoção do revestimento em reboco para colocação do tijolo à vista.

You may also like...

Deixe um comentário