Autarquia de Lagos concede apoio ao festival cultural ucraniano-português
A Câmara Municipal de Lagos vai apoiar financeira e logisticamente o ‘FELIZONDA’, um festival ucraniano-português, que pretende celebrar a diversidade cultural, a paz, a amizade e a solidariedade entre os povos.
Organizado pela ORANTA – Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal, o ‘FELIZONDA’, o evento decorre entre os dias 29 de junho e 2 de julho, na Praça do Infante e no Jardim da Constituição, levando a Lagos nomes de destaque da cena artística ucraniana, como a estrela de rock Oleg Skrypka, a NAONI ORCESTRA – Orquestra Académica Nacional de Instrumentos Folclóricos da Ucrânia e a cantora de jazz Laura Marti.
A estes nomes, juntam-se artistas portugueses e de outras nacionalidades. O programa prevê, ainda, a participação de DJs locais e internacionais, a recriação de uma vila típica da Ucrânia, comes e bebes, exposições, área infantil e uma feira de artesanato.
O evento é organizado por voluntários e tem entrada gratuita, sendo que as doações revertem para o apoio à Ucrânia.
O objetivo é ajudar o centro de reabilitação para veteranos da guerra russo-ucraniana, fundado por Natália Tarabalka, mãe do Herói da Ucrânia, o piloto Stepan Tarabalka.
Lê-se em nota de imprensa que, aquando da aprovação do subsídio, em reunião do executivo municipal, foi destacada a importância do evento como manifestação de apoio e solidariedade para com um povo que é a parte agredida no conflito, assim como o facto de o Festival contribuir para a integração da comunidade ucraniana no nosso país, em particular os cidadãos que, fugidos à guerra, vieram mais recentemente para Portugal e para o concelho, onde estão a residir.
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no website oficial do Festival aqui.