‘Autarquia Inova’ motivou empresários de Albufeira
A sala polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, abriu as portas para receber mais uma sessão do ‘Autarquia Inova’, ‘roadshow’ organizado pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.
A ação, realizada em colaboração com a NERA – Associação Empresarial do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o Instituto de Emprego e Formação Profissional do Algarve, tem por objetivo promover o empreendedorismo e a inovação na região.
O presidente da Câmara de Albufeira, que presidiu à sessão de abertura, sublinhou que “vivemos num mundo em que, cada vez mais, as pessoas e as empresas têm que apostar no empreendedorismo e na inovação. Não nos podemos conter se quisermos alcançar o sucesso a nível individual e empresarial”. Carlos Silva e Sousa destacou a vocação turística do concelho, referindo que “ainda há muitas áreas onde é possível crescer a nível empresarial.”
Luís Rodrigues, em representação do CRIA, referiu que o ‘Autarquia Inova’ apresenta “dois grandes objetivos: por um lado estimular iniciativas empreendedoras que resultem na criação de novas empresas, contribuindo para a diversificação da economia, e por outro promover a incorporação de inovação no tecido empresarial da região. O programa aposta forte na disseminação de boas práticas e na apresentação de testemunhos de empresas algarvias que desenvolveram projetos na área da investigação, desenvolvimento tecnológico e de inovação.”
O representante do CRIA destacou que “ser empreendedor é difícil, mas que existem muitas oportunidades, nomeadamente a nível do financiamento, que é importante saber aproveitar”.
Um dos destaques do evento foi a apresentação do CAE – Centro de Acolhimento Empresarial de Albufeira, serviço que surgiu em 2012. O AGE assenta em cinco pilares essenciais: competitividade; promoção da empregabilidade e formação; empreendedorismo, formação empresarial e captação de investimento.