Autárquicas 2025: Joaquim João é o ‘preferido’ do PS para Estômbar e Parchal

A pouco mais de um ano das próximas eleições autárquicas, previstas para outubro de 2025, nos bastidores dos partidos já decorrem algumas movimentações, ainda que ténues, sobre os ‘candidatos’ a candidatos a cabeças de lista. Na União das Freguesias de Estômbar e Parchal, cujo o atual presidente Joaquim Varela, não se pode recandidatar, por ter atingido o limite de três mandatos consecutivos, o máximo permitido por lei, são já alguns os militantes socialistas que se posicionam, fazem ‘sondagens’ e procuram ‘apoios’.

Segundo apurou o Lagoa Informa, quatro nomes são falados ‘entre portas’ para suceder Varela como candidato, mas há um que se destaca e será, nesta altura, o ‘preferido’ da concelhia: Joaquim João. Também ele a cumprir o último mandato permitido por lei na União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, é visto como a pessoa certa para encabeçar a lista, até porque tem forte ligação a Estômbar. Ali viveu com os seus pais e cresceu na vila até casar.

Sabe o nosso jornal que têm decorrido vários almoços para o tentar convencer a avançar com uma candidatura e mais do que militantes socialistas, são amigos que residem na vila e sem filiação partidária que o tentam persuadir.

Por esta altura, a decisão parece estar apenas do lado de Joaquim João, que, segundo apuramos junto de alguns militantes, ainda “não tomou uma decisão”, mas dizem que “se surgir um apoio das principais figuras do partido e da concelhia”, acabará por aceitar o desafio e assumir-se como candidato.

Carlos Ramos, atual deputado municipal, é outro dos nomes apontados, ele que já foi presidente da Junta de Freguesia do Parchal. Ao que tudo indica não estará disponível para ser cabeça de lista, mas não descarta a possibilidade de vir a ser o número dois da equipa de Joaquim João.

Os outros socialistas
É certo que nos últimos três meses a hipótese de Joaquim João ser o candidato tem vindo a ganhar força e, sabe o Lagoa Informa, recolhe a simpatia da concelhia do PS, estrutura que terá a palavra final na escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas.

No entanto, outros nomes mostraram, a dada altura, disponibilidade para avançar como candidatos. Daniel Caetano, atual presidente da Assembleia de Freguesia, chegou a ser falado, mas, entretanto, já terá manifestado indisponibilidade, alegando razões profissionais. Salvador Rego, vogal do executivo de Joaquim Varela, foi outro dos nomes aventados como hipótese e internamente até se terá mostrado disponível, mas perdeu força perante a hipótese Joaquim João.

A oposição
Perante a não recandidatura de Joaquim Varela, os partidos da oposição, nomeadamente o PSD, poderão sentir que se pode abrir uma janela de oportunidade para discutir a vitória na União das Freguesias de Estômbar e Parchal, o que não tem acontecido nos últimos atos eleitorais, em que o PS tem ganho de forma confortável.

Para já, pouco se sabe das movimentações entre as restantes cores políticas, mas é quase certa a aposta dos socialistas em Joaquim João, com o objetivo de manter o poder nesta União de Freguesias.

You may also like...

Deixe um comentário