Autoridades levantam 92 autos por caravanismo e campismo selvagem no Algarve
Uma ação de fiscalização ao autocaravanismo e campismo ilegais e ao estacionamento em locais proibidos, no sábado, 30 de maio, resultou no levantamento de 92 autos de notícia por contraordenação, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
A ação foi levada a cabo pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), através da Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve, em conjunto com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Autoridade Marítima, envolvendo 35 agentes e 14 viaturas.
A operação, que decorreu em 24 praias, resultou o levantamento de 92 autos de notícia por contraordenação, resultante de campismo, autocaravanismo selvagem e estacionamento em locais não permitidos, avança a Direção regional do ICNF.
“O campismo e autocaravanismo selvagem é um problema identificado há muito e constitui um fator de destruição de habitats, alguns deles protegidos, além de representar uma ocupação ilegal”, justifica aquela Direção regional.
Estes comportamentos resultam na degradação dos locais “por deposição descontrolada de resíduos que se espalham. Assim, estas ações de fiscalização têm como objetivo desincentivar práticas ilegais e fortemente degradadoras de uma área de elevado valor natural mas também turístico”, conclui a mesma entidade.