Bairros Digitais colocam ‘Comércio do Centro’ online

Se, por um lado, os consumidores terão acesso facilitado a comprar no comércio tradicional do centro de Portimão, por outro, os lojistas terão a oportunidade de chegar a um público alvo mais alargado.

Estas foram as principais vantagens destacadas, no dia 18 de junho, na Alameda, durante a apresentação da nova imagem gráfica, criada para o comércio local desta zona da cidade, e do projeto Bairros Digitais, ao qual a Câmara Municipal de Portimão conseguiu aprovar uma candidatura de 1,3 milhões de euros.

Assim, o ‘Comércio do Centro’ é a nova marca criada pela autarquia para uniformizar e identificar os estabelecimentos existentes entre o Largo da Mó e a zona ribeirinha. Em paralelo, há todo um processo de modernização tecnológico, previsto com o projeto Bairros Digitais, que relançará os negócios num universo mais alargado, com as vendas online, sem esquecer o mercado local com a instalação de cacifos inteligentes para recolha de encomendas.

Candidatura de 1,3 milhões
“Temos uma candidatura aprovada ao projeto Bairros Digitais de 1,3 milhões, com a qual podemos melhorar a nossa imagem”, afirmou Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal.

Para apoiar todo o processo de adesão e o acompanhamento aos lojistas passa também a existir a figura de gestor do bairro, tendo sido escolhido José Quintas para fazer esta ponte com os empresários.

“Nunca tivemos um gestor de bairro e é importantíssimo para ajudar os comerciantes neste novo impulso”, atestou Álvaro Bila. Durante a apresentação, este representante explicou quais as ferramentas digitais que serão aplicadas e como é que estas vão ajudar o ‘Comércio do Centro’.

Município cria gestor de bairro
“O objetivo do Bairro Digital é ligar-nos, é criar um elemento mais conectado e mais visível que possa alavancar os serviços, o comércio e também as atividades culturais”, tanto as que já existem, como as que queremos que venham a existir, destacou.

Serão criados mais canais para chegar a um público mais abrangente. Ou seja, o Bairros Digitais vai permitir implementar um ‘marketplace’ local com logística integrada e uma plataforma online onde os comerciantes podem anunciar, vender e reservar produtos e serviços.

Cacifos inteligentes são novidade
A colocação de cacifos inteligentes em várias zonas permite também a entrega das compras no próprio dia ou em dias seguintes, de forma cómoda e eficaz, com a recolha no horário mais conveniente para o comprador. 

“Estará ainda disponível um sistema de entregas a longa distância para os consumidores que vivem longe e não têm capacidade de levantar as suas encomendas na cidade”, acrescentou o gestor.

Sistemas de benefícios, semelhantes ao cartão de pontos, que inclui não só quem compra no centro, mas também quem participa nas atividades promovidas no ‘bairro’ são outras das vantagens.

É exemplo a promoção de ‘tour históricas’ para levar turistas e residentes a conhecer o centro e a participar nessas iniciativas, explicou ainda José Quintas.

A análise de dados, que permite travar o perfil dos utilizadores da plataforma, os horários de acesso e as suas preferências, dará também outras ferramentas aos comerciantes para que possam ajustar as suas estratégias para fidelizar clientes.

Anunciar espaços livres, disponibilizando-os em modo ‘pop up’ para que potenciais empreendedores possam testar a aceitação de um novo negócios é outra das ideias a aplicar.

Adesão gratuita
A Câmara Municipal assumirá todos os custos de desenvolvimento deste projeto, bem como do processo de formação e consultadoria, dedicado, sobretudo, aos comerciantes. Para os empresários, a adesão e o apoio à digitalização são gratuitos.

“Para se juntarem ao Bairro Digital podem falar comigo a qualquer hora, mas podem também registar-se através do formulário online (tinyurl.com/BairroDigitalPortimao) ou enviar email (jose.quintas@bairrodigitaldeportimao.pt)”, acrescentou o gestor do bairro.

No final, Álvaro Bila apelou para que, “todos juntos, não se deixe morrer o centro, que sempre foi o pulmão desta terra”. “Temos que nos unir, comprar e utilizar o nosso comércio local e agora teremos mais ferramentas ao nosso dispor”, afirmou o autarca.

O ‘branding’ da nova marca Comércio do Centro foi desenvolvido por Joel Augusto, o designer portimonense que, na sessão de apresentação aos comerciantes e população, explicou as diferentes fases deste processo. Com a assinatura – ‘Onde tudo fica de caminho’ –, a apoiar a identidade gráfica moderna, todo o grafismo é centralizado na letra C, num reforço geométrico dos conceitos de “comércio, centro, comunidade”, afirmou Joel Augusto. Ao seu interior foi adicionado “um conjunto de elementos gráficos que pretendem representar o comércio. São produtos aleatórios, mas que têm obrigatoriamente de ser reconhecidos em grupo e individualmente”. Muitos destes símbolos representam os bens que podem ser adquiridos nos diferentes estabelecimentos desta zona da cidade. Com uma palete de cores tendência que se cruza com a identidade da cidade, a nova marca estará presente em todo o comércio local aderente.

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