Bastidor: A esplanada que é o centro político de Lagoa
Como que a confirmar que o tamanho não importa, a pequena esplanada de um café de Lagoa converteu-se, recentemente, no grande centro da vida política local.
Estrategicamente situada a dois passos do edifício da Câmara, tem registado grande afluência de protagonistas políticos, sobretudo às horas em que os funcionários da autarquia entram ou saem do serviço.
Numa destas segundas-feiras, os nossos espiões reportaram que Francisco Martins e Nuno Amorim (do movimento Lagoa Primeiro) ali estiveram a ‘conspirar’. Cerca de 24 horas depois, Mário Vieira e José Inácio (PSD) usaram aquele espaço para definir estratégias. Na quarta-feira, a esplanada foi palco de uma ‘ronda negocial’ entre Francisco Martins e Mário Vieira, quem sabe se com vista à formação de uma futura ‘coligação’ pós-eleitoral.
No dia seguinte foi o candidato socialista à Junta de Ferragudo, Luís Alberto, que usou o espaço para colocar o seu chefe, Luís Encarnação, a par das mais recentes tricas políticas da freguesia.
Como, até às eleições, deve intensificar-se o apetite político pela esplanada, o melhor que o seu proprietário tem a fazer é solicitar à Câmara que lhe permita a colocação de mais umas dezenas de mesas e cadeiras.
Certamente que será um pedido que contará com aprovação unânime dos elementos do executivo autárquico. E, se calhar, até com voto de louvor e aclamação.