Biblioteca Manuel Teixeira Gomes celebra 26º Aniversário com ‘O Algarve de Sophia’ e ‘Fado Aleixo’
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, comemora, no dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.
As comemorações serão assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos. No dia de aniversário, dia 6 de novembro, às 14h30, destaque será ‘O Algarve de Sophia’, um recital com poemas e canções de tributo a Sophia de Mello Breyner, por Afonso Dias no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner 1919 – 6 de novembro. O público-alvo são as escolas secundárias, sendo necessária inscrição prévia. É conhecida a relação íntima e profunda de Sophia de Mello Breyner Andresen com o Algarve. Desde muito jovem que ela se apaixonou pelo sul, por estes lugares e esta luz, por esta gente e estas cores, que lhe lembravam a Grécia, primordial na sua formação de poeta e na visão filosófica que lhe modelou a cidadania exemplar. No mesmo dia, às 21h00, a comunidade é convidada a assistir ao espetáculo de Afonso Dias com ‘Fado Aleixo’, numa homenagem ao grande poeta algarvio nos 120 anos do seu nascimento (1899). ‘Fado Aleixo’ é um tributo ao mais criativo e sagaz dos poetas algarvio – António Aleixo. Afonso Dias traz o poeta Aleixo de regresso ao Fado Tradicional, que ele mesmo cantava. Um algarvio, um herói popular, um poeta superior.
Nos dias 8 e 9 de novembro serão dias dedicados à escritora Margarida Fonseca Santos, autora reconhecida e muito querida do público que tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura. Publicou o seu primeiro livro para crianças há 21 anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão. No dia 8, às 16h00, a escritora ministrará uma ação de Formação intitulada ‘Escrever para ler’ dirigida a professores bibliotecários, técnicos de Biblioteca, professores e educadores. A inscrição deverá ser realizada previamente na Biblioteca Municipal. À noite, às 21h00, a Biblioteca recebe uma Sessão de Contos gratuita para Adultos pela Margarida Fonseca Santos.
‘Razões para Escrever’ (NósNaLinha, 2019), de Margarida Fonseca Santos, conta-nos o percurso da autora, mas em simultâneo a relevância para entrar no jogo da palavra escrita, da escrita lúdica, onde se desafiam as regras rígidas de gramática e da sintaxe – o que importa é “desbloquear” para brincar com a palavra. “O meu campo são as palavras”, escreve Margarida no início do livro, aconselhando-nos a arrumá-las, desarrumá-las e voltar a arrumá-las numa folha branca. O que importa é escrever, escrever, escrever.
No sábado, dia 9 novembro, às 16h00, crianças e jovens são convidados a passar uma tarde bem animada com uma Sessão de Contos gratuita. Margarida Fonseca Santos é autora de livros como ‘Altamente’, ‘O Boião Mágico’ e ‘Uma Questão de Azul-Escuro’, e de coleções como ‘O Reino de Petzet’ e, em coautoria com Maria João Lopo de Carvalho, ‘Os 7 Irmãos’. Além de escrever para crianças, adultos e teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção ‘A Escolha É Minha’ é o reflexo de todo este percurso.
Ao longo dos seus 26 anos de existência, têm sido promovidas inúmeras iniciativas dirigidas a pais e filhos, avós e netos, as quais constituem excelentes oportunidades para a partilha de experiências e saberes entre gerações. De referir que a Biblioteca pertence ao grupo de trabalho das bibliotecas municipais do Algarve – em formalização a Rede de Bibliotecas do Algarve com o apoio da AMAL e DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e tem projetos marcantes na comunidade, como o Clube de Leitura, a Recolha e Reutilização de Manuais Escolares, os Padrinhos da Leitura e ainda as Férias de Verão “5 Histórias, 5 Semanas e 1 Noite”.
Além dos serviços habituais de consulta local de documentos, jornais, publicações de carácter periódico e internet, ou dos empréstimos domiciliários, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes possui um valioso fundo documental, que incide sobretudo na região algarvia e nas suas gentes e assinala várias efemérides como o Natal, a Páscoa, o Halloween, o Dia do Pijama, o Carnaval e o Março Jovem com a comunidade escolar.
Neste 26º aniversário, importa realçar números que marcam a diferença. A Biblioteca Manuel Teixeira Gomes tem 18500 utilizadores inscritos, tem 80000 documentos disponíveis, tem 175 utilizadores diários, tem 50 crianças por cada sessão educativa, tem 30 acessos Wi-Fi diários, tem 50 consultas de internet diárias e 70 documentos emprestados diários. Além destes dados importa referir que este equipamento presta apoio às 16 bibliotecas escolares do concelho e apoia o Prémio Nacional de Leitura, o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes e a Feira do Livro.
Envergando o nome de um dos mais ilustres cidadãos portimonenses e reconhecido escritor, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes é hoje um espaço privilegiado de leitura e contacto com o universo da literatura. Promover e desenvolver serviços e atividades diversificadas que contribuam para o acesso livre da comunidade ao conhecimento, à cultura e à informação, é a grande missão deste espaço que faz parte das infraestruturas concelhias de cultura e que pertence à Rede Nacional de Leitura Pública.
Nas duas últimas décadas e meia, passaram por este espaço consagrado à literatura e às leituras destacadas personalidades, de José Saramago a Lídia Jorge, sem esquecer Álvaro Cunhal, Ernâni Lopes, Pepetela, José Fanha, Fernando Rosas, Daniel Sampaio, Glória Marreiros, Gonçalo Ribeiro Teles, Isabel Alçada, Manuel Alegre, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e tantos outros.