Câmara de Albufeira atribui verba aos Bombeiros Voluntários para aquisição de ambulância com plataforma elevatória
A Câmara Municipal de Albufeira vai atribuir uma comparticipação financeira de quase 64 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (AHBVA), para a aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, com plataforma elevatória de acesso eletro-hidráulico.
Esta comparticipação, aprovada na reunião de câmara de 19 de dezembro, tem como objetivo apoiar a atividade da AHBVA, que tem vindo a registar um aumento significativo do número de ocorrências de emergência médica, sobretudo durante os meses de verão.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, salientou a importância do serviço prestado pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira à comunidade albufeirense, “nomeadamente no combate a incêndios, na proteção civil, no socorrismo, no transporte de doentes e nos socorros a náufragos e em falésias”.
Rolo recordou que a AHBVA está a viver um período muito conturbado, sendo que a emergência de saúde pública absorve, atualmente, toda a atividade da associação. Em 2022, os Bombeiros Voluntários de Albufeira responderam a 10.549 ocorrências, sendo 4.974 relacionadas com emergência médica. Este ano, só até ao final do mês de setembro, já responderam a 10.838 ocorrências, sendo que destas 4.446 se referem a emergência médica.
A esta dificuldade, acresce a idade e desgaste de algumas ambulâncias, o que resulta em avarias frequentes, comprometendo a segurança e a operacionalidade do serviço prestado à população.
A AHBVA conta atualmente com uma frota de 41 veículos, incluindo 6 ambulâncias dedicadas ao socorro e 8 para transporte de doentes, com necessidade urgente de substituição de duas ambulâncias.
Com a nova ambulância, os Bombeiros Voluntários de Albufeira poderão prestar um serviço mais eficiente e seguro à população, nomeadamente às pessoas com mobilidade reduzida.