Câmara de Albufeira investe mais de 8 milhões em equipamento para idosos
Já foi celebrado o contrato que permite o arranque da empreitada de construção do Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia das Fontainhas. Esta obra representa um investimento de mais de 8,2 milhões de euros, por parte da Câmara de Albufeira.
“Queremos acreditar que esta nova estrutura de apoio à população sénior de Albufeira esteja concluída no final de 2025”, refere José Carlos Rolo, presidente da autarquia, acrescentando que o lançamento da primeira pedra, em cerimónia pública, terá lugar ainda este mês.
Este novo equipamento tem um lar tem capacidade para acolher 61 pessoas, enquanto a valência de apoio domiciliário abrange 20 e o centro de dia acolherá 50 utentes.
O contrato entre o Município de Albufeira e a empresa que fará a obra (Telhabel – Construções SA) foi celebrado a 3 de agosto do ano passado e posteriormente remetido ao Tribunal de Contas. A única alteração patente no auto de consignação agora assinado prende-se com o prazo de execução da obra, que passa a ser de 510 dias.
Situado em Fontainhas, o terreno para este novo lar tem uma dimensão de 28.356 m2 e é constituído por três parcelas: uma delas destina-se então aos equipamentos, a outra é uma zona rural e a terceira parcela será para uso agrícola. “Com duas entradas, este complexo social vai preservar o mais possível as árvores já existentes no terreno”, garante a autarquia.
O projeto contempla a construção de um edifício principal e um anexo com áreas técnicas de apoio, bem como acessos, estacionamento e arranjos dos espaços exteriores envolventes.
“A minha preocupação anda em torno do conceito de cuidar, que urge ser repensado a par e passo, quer pela ótica da prestação dos cuidados, quer na ótica de quem os recebe. Queremos que Albufeira seja efetivamente um concelho que sabe cuidar e cuidar bem”, salienta o presidente da Câmara de Albufeira.